Morreu Michel Jazy, lenda do atletismo francês, aos 87 anos

7 meses atrás 63

A Federação Francesa de Atletismo confirmou, esta quinta-feira, a morte de Michel Jazy, aos 87 anos, tratando-se de uma perda de renome no atletismo francês e, claro, mundial.

O ex-campeão da Europa (por duas vezes) e vice-campeão olímpico de 1.500 metros, em 1960, furou 'barreiras' entre os 800 e os 5.00 metros, numa altura em que era tão popular como o ciclista Jacques Anquetil.

"Nove recordes mundiais (incluindo sete recordes individuais), dezesseis recordes europeus, uma medalha de prata olímpica, trinta e dois recordes franceses, doze títulos nacionais", é assim que o organismo desportivo gaulês apresenta o antigo atleta.

"Estes números e esta lista de conquistas, por mais grandiosas que sejam, não são suficientes para resumir Michel Jazy, a começar pela elegância natural dos seus passos, como se tivesse sido tocado pela graça, que lhe valeu o nome de anjo da pista. Uma beleza que é preciso imaginar primeiro, numa época em que a rádio permitia vivenciar ao vivo os grandes acontecimentos, antes de observá-los graças à progressiva democratização da televisão, onde as façanhas do corredor de meia distância serão acompanhadas por milhões de franceses e causará enorme entusiasmo", contou ainda a Federação.

Leia Também: Isaac Nader bate recorde nacional dos 1.500 metros em pista coberta

Ler artigo completo