MotoGP 2024 – Toprak Razgatlioglu admite mudança e se for com BMW seria perfeito

1 mes atrás 52

O Mundial Superbike regressa à ação no próximo fim de semana no icónico circuito Assen TT. E nas horas que antecedem os primeiros treinos, um dos grandes nomes deste campeonato, Toprak Razgatlioglu, volta a ser falado como estando a caminho do MotoGP… e logo com a BMW Motorrad!

Os nossos leitores mais atentos já aqui “apanharam” na Revista Motojornal um artigo onde abordamos a possibilidade de a marca germânica entrar em MotoGP. O novo presidente da divisão de duas rodas, Markus Flasch, admite essa possibilidade, sendo ele próprio um fervoroso adepto do MotoGP e da visibilidade e prestígio que a categoria rainha poderá trazer para a BMW Motorrad.

Agora, e a reforçar os rumores e dando algum “fundo de verdade” a todas as especulações que temos visto surgir no paddock de MotoGP nas últimas semanas, foi o próprio piloto Toprak Razgatlioglu a abordar este tema e a deixar claras indicações de que aquilo que neste momento são rumores, podem bem vir a transformar-se em realidade num futuro não muito longínquo.

toprak razgatliogluConcedendo uma entrevista ao portal italiano GPOne já no circuito de Assen, Toprak Razgatlioglu, para além de “apontar a mira” aqueles que questionaram a sua opção por trocar a Yamaha pela BMW Motorrad esta temporada no Mundial SBK, acaba por não esconder o jogo e assumir o seu desejo:

“Se conquistar o título em Superbike, em 2026 poderei competir em MotoGP, e não excluo essa possibilidade! Adoraria que a BMW fosse para o MotoGP e penso que seria perfeito”, referindo-se à sua possível entrada na categoria aos comandos de uma moto alemã.

Com esta declaração o piloto turco deixa claramente em aberto a possibilidade de a mudança de campeonato ocorrer, e, mais do que isso, tendo em conta que compete atualmente para ROKiT BMW Motorrad World SBK e que se fala que a marca alemã está a caminho de competir em MotoGP, Razgatlioglu, até pela importância que tem no projeto desportivo da BMW Motorrad, pode estar aqui a dar-nos a mais clara indicação de que o futuro da marca passa mesmo pela entrada em MotoGP.

Por outro lado, e porque os regulamentos de MotoGP vão ser profundamente alterados a partir de 2027, não faria muito sentido a BMW Motorrad entrar em MotoGP antes da mudança de regulamentos, conforme poderíamos pensar tendo em conta que Toprak aponta a 2026 como uma possível mudança.

Isto porque a BMW Motorrad teria de desenvolver um protótipo de acordo com as atuais regras (nomeadamente motor de 1000 cc e toda a aerodinâmica e sistemas de ajuste de suspensões, etc), apenas para no ano seguinte ter de apresentar um protótipo substancialmente diferente. Os custos deste nível de investimento seriam astronómicos, mesmo para uma marca que ano após ano bate recordes de vendas de motos nos concessionários.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!

Ler artigo completo