Mudança ou continuidade

8 meses atrás 66

29 dezembro 2023 0:52

É significativo que os estudos de opinião revelem que é nesse eleitorado que está hoje a base eleitoral do Partido Socialista, que, por sua vez, perde largamente entre os mais jovens (a governação socialista parece ter criado uma clivagem entre gerações dentro do seu próprio eleitorado).

29 dezembro 2023 0:52

Diz-se que as eleições são decididas consoante a vontade de mudança seja maior ou menor que a vontade de continuidade. Quando a vontade de mudança domina, os incumbentes perdem e a alternância tem lugar. Claro que existem sempre diferentes variáveis que contribuem para um resultado eleitoral e, em particular, para a vontade de mudança ou continuidade.

À primeira vista, a vontade de mudança deveria prevalecer nas próximas eleições: o cansaço resultante de um longo período de permanência do Partido Socialista no poder (não apenas os últimos oito anos, mas 22 dos últimos 28); os inúmeros casos e escândalos que envolveram a governação socialista, terminando na mais recente crise política; a estagnação económica e social do país nos últimos 25 anos (como recentemente aqui expliquei, os piores dos últimos 75 anos), e, por último, uma conjuntura de crise social resultante, por um lado, da perda de rendimento real face à inflação e, por outro, de uma deterioração significativa dos serviços públicos, da educação à saúde.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Ler artigo completo