Os motociclistas fãs dos modelos desportivos, e neste caso das agressivas e super eficazes supersport, acabam de receber a boa notícia de que poderão adquirir uma nova moto para a sua coleção e que chega ao mercado recheada de detalhes que elevam a definição de exótico para um nível superior. A nova MV Agusta F3 Competizione é a mais recente joia da casa de Varese.
E é precisamente na fábrica em Varese que todas as 300 unidades da MV Agusta F3 Competizione serão fabricadas. Apenas três centenas de motos serão disponibilizadas para todo o Mundo, sendo de destacar que todas serão montadas à mão pelos especialistas da marca italiana.
A versão Competizione nasce da vontade da marca italiana oferecer aos seus clientes uma moto que redefine, de acordo com a MV, o nível de performance do segmento supersport.
O ponto de partida para a criação da F3 Competizione é a já conhecida, e também especial, F3 RR. E isto inclui as asas subtilmente integradas nas carenagens aerodinâmicas, mas agora com o condutor a poder contar com as inúmeras opções eletrónicas controladas por uma nova plataforma de medição de inércia.
De acordo com a MV Agusta, as asas que integram este modelo são capazes de gerar uma força descendente de 8 kg sobre o eixo dianteiro quando a moto circula a 240 km/h, sendo que a velocidade máxima anunciada é de 270 km/h.
O motor tricilíndrico de 798 cc é conhecido pela sua performance. Isto significa que o punho direito controla uma potência máxima de 147 cv às 13.000 rpm, no caso da moto estar na sua configuração de estrada.
Porém, como todas as motos especiais da MV Agusta, a marca disponibiliza também um kit de pista em que a potência sobe para os 160 cv às 13.250 rpm. O binário é de 88 Nm.
Esta performance é combinada com um peso ‘pluma’ de apenas 185 kg que podem descer para os 178 kg no caso de ser aplicado o kit de pista. Para se conseguir atingir este peso bastante leve, a MV Agusta recorreu a materiais especiais em determinados elementos, como por exemplo a fibra de carbono que foi aplicada no fabrico da quilha ou até mesmo das jantes de 17 polegadas, que comparadas com as jantes da RR permitem poupar 3 kg.
O kit exclusivo para uso em pista incluído com cada F3 Competizione, e que é entregue ao proprietário juntamento com o respetivo certificado de autenticidade, inclui um sistema de escape Akrapovic em titânio não homologado para uso em estrada, capa de proteção, tampa do assento do passageiro.
Entre os elementos da ciclística que podemos destacar nesta MV Agusta encontram-se a suspensão dianteira Öhlins NIX30 com bainhas de 43 mm, combinada com um amortecedor da marca sueca, o conhecido TTX GP 36. Tanto à frente como atrás o condutor / piloto da F3 Competizione poderá ajustar todos os parâmetros de afinação das suspensões.
A Öhlins também assina o novo amortecedor de direção, que também é ajustável, neste caso em 19 posições pré-definidas.
A travagem recorre a componentes Brembo, com destaque para as pinças dianteiras Stylema, monobloco e de quatro pistões, que mordem discos de 320 mm. As pinças estão cobertas pelo novo guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono, que recorre a um design que permite à MV Agusta refrigerar melhor as pinças, uma característica necessária quando falamos numa utilização mais extrema em pista.
O pacote eletrónico altamente evoluído instalado na F3 Competizione recorre às mais recentes novidades da MV Agusta no que às ajudas à condução diz respeito.
Esta moto utiliza uma nova centralina em combinação com a IMU de 6 eixos. O acelerador eletrónico adapta-se aos quatro modos de condução disponibilizados de série – Rain, Sport, Race e Custom – que ajustam automaticamente o controlo de tração de 8 níveis diferentes de intervenção.
O pacote eletrónico fica completo com o ABS com função em curva, que disponibiliza duas configurações diferentes, o sistema de controlo de arranque, ou o “anti-wheelie”. Caso o condutor consiga combinar todos estes sistemas na perfeição, a MV Agusta garante que a sua F3 Competizione será capaz de acelerar de 0-100 km/h em menos de 3 segundos.
E, claro, como acontece em todas as criações de duas rodas da marca de Varese, o Centro Stile MV Agusta dedicou particular atenção ao design e detalhes que tornam a Competizione numa moto ainda mais especial.
A decoração inspira-se na icónica F4 Claudio, adaptando às suas carenagens aerodinâmicas e esculpidas cores como o Satin Metallic Carbon Black, Satin Intense Silver ou ainda o dourado para sublinhar o quão especial esta moto é.
O assento é forrado em Alcantara, e o toque final é dado pela inclusão de uma placa numerada (XXX/300) que está aplicada na nova mesa de direção que é maquinada a partir de um bloco de alumínio sólido para maior rigidez.
Galeria de fotos MV Agusta F3 Competizione
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!