Não começou bem o «ano de contrato» de Jimmy Butler

2 horas atrás 21

Uma das ideias que gera mais discussão nos seguidores e na media ligada à NBA é a expressão «ano de contrato». A ideia implica que um jogador se esforça mais quando está no último ano do atual contrato, estando assim à procura de aumentar o seu valor nas próximas negociações. Haverá certamente exemplos disso e, certamente também, haverá exemplos do oposto.

Seja geral ou pontual, uma coisa é certa: Jimmy Butler está num ano de contrato. O extremo dos Miami Heat tem uma opção para estender o vínculo, por mais um ano, mas tudo aponta para que não o faça, já que é mais rentável assinar um contrato novo.

Ora, a equipa não lhe deu os 243 milhões de dólares por quatro anos que poderia oferecer e, segundo a imprensa que segue os Heat, o jogador já não está interessado na segunda opção, que seria uma extensão mais curta, de dois anos por cerca de 113 milhões. Isso significa que, o extremo de 35 anos, vai mesmo ser um jogador livre no verão, isto se não for trocado a meio da temporada, mas vamos deixar essa porta fechada, para já.

@Getty /

Saltando para o verão, Jimmy Butler tem dois caminhos (assumindo que não acionará a opção que ainda tem). O primeiro é o da renovação, pelos tais 243 milhões em quatro anos. O segundo é o da saída dos Heat e, caso isso aconteça, ele poderá assinar um contrato de três anos e cerca de 171 milhões de dólares. Só pode ter a duração de três anos, uma vez que a NBA tem uma regra que impede jogadores de assinar contratos de quatro anos, se durante esse vínculo atingirem 38 anos, algo que se verifica neste caso.

Portanto, Jimmy Butler quer um novo contrato e tem uma temporada para mostrar que o declínio e as lesões recentes foram apenas coisas do passado. Isto não correu bem na primeira partida, já que o extremo contribuiu com apenas três pontos na pesada derrota (97 - 116) dos Heat contra os rivais Orlando Magic. Além disso, o all-star falhou sete dos oito lançamentos que tentou, não concretizando qualquer triplo.

O tal «ano de contrato» não começou bem, mas uma coisa é certa: Jimmy Butler será um jogadores-chave a seguir em 24/25.

Ler artigo completo