Nem tudo é positivo: Benfica com segundo pior registo pontual na Champions

9 meses atrás 76

O Benfica conseguiu, esta terça-feira, o objetivo mínimo na fase de grupos da Liga dos Campeões. As águias cumpriram com aquilo a que se propunham na visita a Salzburgo, ou seja, levar de vencida a equipa austríaca por dois golos de diferença e selar o apuramento para o play-off da Liga Europa.

O golo tardio de Arthur Cabral lançou a festa na nação benfiquista e permitiu a continuidade nas provas da UEFA. Porém, na hora das contas finais à fase de grupos da «liga milionária», há um dado negativo que salta à vista na campanha encarnada: foi o segundo pior registo pontual da história do clube na fase de grupos da maior competição europeia.

Os dados são do playmakerstats, que recolheu as estatísticas relativas às prestações do Benfica nesta fase da prova e chegou à conclusão final: só em 2017/18 a águia fez pior do que esta temporada. Nessa edição, o clube da Luz - treinado por Rui Vitória - partilhou grupo com Manchester United, FC Basel e CSKA Moskva, tendo saído de cena com zero pontos e um muito negativo saldo de 1-14 em matéria de golos.

Arriscando dizer que pior que essa campanha será impossível, a deste Benfica de Roger Schmidt acaba por entrar para os livros do clube pelas piores razões. O top 4 das piores prestações encarnadas em matéria pontual na Champions fica completo com os cinco pontos de 2014/15 e os seis de 2010/11, ambas as campanhas sob as ordens de Jorge Jesus.

Em termos pontuais, esta foi a 2.ª pior prestação do Benfica na Champions

Menos pontos Benfica na fase grupos da Champions:
0: 2017/18
4: 2023/24🆕
5: 2014/15
6: 2010711 pic.twitter.com/FeBsqkgEXC

— Playmaker (@playmaker_PT) December 12, 2023

RED BULL SALZBURG

EMPATE

BENFICA

Ler artigo completo