Netflix: Anúncios conquistam subscritores e lucro dispara 41%

1 hora atrás 18

A Netflix tem observado um abrandamento no número de novos subscritores, mas isso não faz com que a plataforma baixe os braços. Novos lançamentos e contas com anúncios devem aumentar novos assinantes e lucros.

A Netflix apresentou um crescimento nos seus resultados do terceiro trimestre acima do esperado do mercado, ao adicionar 5,1 milhões de novos subscritores entre julho e setembro, até aos 282,72 milhões. E os valores financeiros também não desiludiram a plataforma de streaming, uma vez que as receitas subiram 15% para 9,8 mil milhões de dólares e o lucro líquido disparou 41% para 2,36 mil milhões de dólares.

Já o lucro por ação da gigante do entretenimento ficou nos 5,40 dólares, com a Netflix a esperar um aumento até ao fim do ano por conta do desempenho da cotada na Bolsa de Nova Iorque. Desde o início do ano, as ações da plataforma de streaming já observaram um crescimento de 47%, num aumento que a empresa espera que se mantenha até dezembro.

Em termos de assinantes, os dados da Netflix ultrapassaram as expectativas em um milhão de novos subscritores, com a plataforma de streaming a esperar um aumento ainda maior na altura das férias de Natal com a estreia da série coreana “Squid Game”, que prendeu milhões de espectadores à volta do mundo e tornou o drama numa das séries mais vistas.

Uma das maiores surpresas foi o crescimento de 35% no número de contas com publicidade, a nova aposta da Netflix para apresentar contas mais acessíveis e continuar a somar subscritores. Longe dos áureos tempos em que os novos subscritores cresciam a olhos vistos, a Netflix tem mudado a sua estratégia, embora não espere que as contas com anúncios se tornem o principal impulsionador das contas até 2026. Ainda assim, estas contas foram responsáveis por mais de 50% das novas inscrições no terceiro trimestre nos países onde já se encontram disponíveis.

Lembrar que a Netflix vai deixar de reportar nos seus relatórios de contas o número de assinantes já a partir do próximo ano.

Apesar das expectativas do mercado terem sido superadas, a verdade é que o número de novos assinantes tem vindo a cair desde o último trimestre de 2024, quando a plataforma de streaming adicionou 13,1 milhões de novas contas. No primeiro trimestre acrescentou 9,3 milhões e nos três meses seguintes um total de 8,1 milhões.

Mas não a Netflix não se focou só nos dados do terceiro trimestre, revelando estar a prever receitas de 10,13 mil milhões de dólares no atual trimestre (termina em dezembro), com o lucro por ação a chegar aos 4,23 dólares, numa ligeira descida face aos novos dados.

Para o próximo ano, a Netflix está a projetar receitas entre 43 mil milhões e 44 mil milhões de dólares, à medida que vai lançar novas séries e filmes para os seus assinantes mas também vai expandir as contas com anúncios e jogos para outros mercados, contando com mais atração por parte dos subscritores.

Ler artigo completo