Nike quer reduzir custos em dois mil milhões. Empresa já começou despedimentos

10 meses atrás 84

“Estamos a ver indicações de um comportamento mais cauteloso do consumidor em todo o mundo”, justificou o diretor financeiro da Nike, Matthew Friend, como razão para a reestruturação.

A Nike reduziu a sua previsão de vendas anuais, culpando os gastos cautelosos dos consumidores, um negócio online mais fraco e mais promoções, segundo a “Reuters”. Nos próximos três anos, a empresa de artigos desportivos planeia reduzir os custos em dois mil milhões de dólares.

“Estamos a ver indicações de um comportamento mais cauteloso do consumidor em todo o mundo”, disse o diretor financeiro da Nike, Matthew Friend.

A Nike projetou que a receita total do ano fiscal aumentará cerca de 1%, abaixo da previsão anterior de crescimento. Os analistas esperavam um aumento de 3,8%, segundo dados do LSEG.

Após as declarações do diretor financeiro, as ações da empresa americana caíram cerca de 10% nas negociações após o fecho do mercado, enquanto a Foot Locker, vendedora de artigos desportivos e dependente da Nike, caiu 7%.

A Nike pretende poupar dois mil milhões de dólares nos próximos três anos através de medidas que incluem o reforço do fornecimento de alguns produtos, a melhoria da cadeia de abastecimento, a redução das camadas de gestão e o aumento da utilização da automatização.

O negócio da Nike tem estado sob pressão, uma vez que os retalhistas fazem menos encomendas num contexto de procura instável.

“A Nike está a falar sobre reduzir o número de produtos. Talvez a empresa sinta que há muitos produtos que não têm margens altas e não geram vendas significativas”, disse David Swartz, analista da Morningstar, à “Reuters”.

A Nike não detalhou quais produtos que está a planear reduzir, mas disse que as suas linhas icónicas de sapatilhas, como a Air Force 1, Dunk e Court, tiveram um bom desempenho.

Esta medida, de acordo com a “CNBC”, vai custar à empresa entre 400 milhões e 450 milhões de dólares em encargos de reestruturação antes de impostos. Grande parte deste valor está relacionado com custos de demissões de trabalhadores.

Ler artigo completo