O apetitoso lugar de cima

6 meses atrás 60

Último forcing. Daqui até à última jornada, não há espaço para mais interrupções. Começam as derradeiras decisões, que definem uma época. Em situações semelhantes, Vitória SC e Moreirense defrontam-se na 27ª jornada da Liga Portugal Betclic: o lugar de cima é possível, não está longe, mas de baixo também pode vir perigo.

À entrada para esta jornada, vimaranenses e cónegos ocupam a quinta e sexta posição, respetivamente. Nos dois casos, a posição acima é o grande objetivo: o Vitória ultrapassaria o eterno rival (SC Braga), o Moreirense ficaria à frente dos conquistadores. Se é impreterível olhar para cima, para manter o sonho vivo, importa verificar o retrovisor: quem vem atrás, atrevido, quer testar a sorte.

Os da casa vivem um momento positivo: os vimaranenses vêm de três triunfos consecutivos e Jota Silva, o jogador da época em Guimarães, foi chamado (e estreado) à seleção nacional. Nem a propósito, Jota foi decisivo nessa mesma fase: apontou um golo em cada duelo (e dois foram decididos pela margem mínima, o que dá mais importância a cada tento).

Na antevisão, Álvaro Pacheco aproveitou para elogiar o adversário e reconhecer a dificuldade do encontro: «O Moreirense sabe aproveitar os erros que o adversário comete durante o jogo, aproveita bem os espaços concedidos e é extremamente eficaz. Por outro, quando necessário, também consegue controlar o jogo. Vamos defrontar uma equipa muito competente. São duas boas equipas que, neste momento, estão a lutar pelos mesmos objetivos.»

Do outro lado, mais ousado, Rui Borges revelou que não perde o sono com o quinto lugar, mas admitiu a vontade de subir na tabela: «Não estou tão preocupado com o quinto lugar, o foco diário não é esse. Queremos crescer coletivamente, essa é a nossa meta. Não queremos que haja relaxamento nesta fase da época. O Vitória, certamente, olha mais para frente. Enquanto pudermos vamos lutar por esse quinto lugar.»

O Moreirense é, incontestavelmente, a equipa revelação desta edição da Liga Portugal. Subidos no começo da época, os cónegos estão a lutar pelos lugares cimeiros da tabela. Contudo, o período recente não é tão maravilhoso. Nos últimos cinco jogos, há um empate entre as vitórias e as derrotas (duas para cada lado) e, sobretudo, poucos golos: dois marcados, três sofridos.

Como se não bastassem todos os ingredientes inerentes a um dérbi, há também a certeza que frente a frente vão estar duas equipas capazes de proporcionar espetáculo, ao nível dos melhores do campeonato. 

Ler artigo completo