Otávio para preencher lacuna: a explicação de Sérgio Conceição

7 meses atrás 43

O defesa central Otávio Ataíde foi apresentado como reforço do FC Porto no último dia de mercado. Esta sexta-feira, na conferência de imprensa que serviu de antevisão à receção ao Rio Ave, o técnico Sérgio Conceição analisou a chegada do ex-FC Famalicão.

«É mais um central. O que pode trazer? O que os outros três dão. É alguém que vem, no fundo, colmatar uma ausência que temos de há quatro meses, que é a lesão que infelizmente bateu à porta do Iván [Marcano]», começou por dizer o técnico. «Fazia-nos falta um quarto central para competir. Não podemos esquecer que vamos entrar num ciclo de sete jogos num mês. Ter mais soluções ou diferentes soluções é bom», acrescentou.

Sobre o processo de identificação do alvo, e questionado se o trabalho foi feito de forma mais apurada para minimizar o risco depois da situação com David Carmo, Conceição desvalorizou e focou em três aspetos: «Não tem a ver com isso. Temos que olhar para duas ou três situações que são importantes neste caso: o perfil de jogador que queremos, onde estou a falar das caraterísticas e depois da idade, que é importante. Depois, o contexto em que está inserido neste momento. Estamos a falar do mercado de janeiro e, quer queiramos quer não, em quatro meses acaba a época. Por isso, quanto mais conhecimento tiver do nosso futebol, do nosso campeonato, melhor. E depois, a capacidade financeira que o clube tem para ir buscar determinado jogador. Essas três vertentes são importantíssimas na identificação de alvos. Mesmo no mercado interno, não é fácil.»

No balanço final ao mercado, Sérgio Conceição recordou não ser o maior fã das movimentações de janeiro e focou novamente a lesão de Iván Marcano como motivo para mexer: «Eu acho que o mercado de janeiro não é benéfico para as equipas, sinceramente. Poderá haver um ajuste ou outro, que foi o nosso caso. Se o Marcano não se magoasse, provavelmente não vinha ninguém. Não sou adepto do mercado de janeiro. E depois, foi o mercado possível dentro do contexto do FC Porto», concluiu.

Ler artigo completo