Papeleiras destacaram-se no PSI na semana do Carnaval

7 meses atrás 65

A bolsa de Lisboa acompanhou o sentimento positivo que se registou nas mais importantes praças europeias no fim da semana. Olhando para os próximos dias, destaque para a divulgação da taxa de inflação das economias do euro em janeiro.

A bolsa de Lisboa viveu uma sessão positiva a encerrar a última semana, com o índice PSI a subir 1,18%, até aos 6.199,52 pontos, de forma a acompanhar os avanços das mais importantes congéneres europeias.

A maior subida foi a da Altri, na ordem de 3,25%, com os títulos a serem negociados em 4,516 euros quando terminou a sessão. Seguiu-se a Navigator, que se adiantou 3,15%, até aos 3,864 euros. Os ganhos de confiança dos mercados poderão ter estado ligados ainda à subida dos preços-alvo das ações de ambas as cotadas, pela JB Capital, que comunicou a decisão na quinta-feira.

Seguiu-se a Galp, que deu um salto de 2,68% e alcançou os 14,38 euros, ao passo que o BCP subiu 2,31% e os títulos fixaram-se em 0,2658 euros.

Por outro lado, o grupo EDP marcou o dia pelos piores motivos na bolsa da capital portuguesa, no mesmo dia em que a DBRS Ratings atribuiu rating com grau de investimento – nota BBB – com tendência ‘estável’ ao grupo EDP e da EDP Finance.

A cotação da EDP contraiu 1,39% e ficou-se pelos 3,77 euros, ao passo que a EDP Renováveis recuou 1,08%, até aos 14,14 euros. As variações contemplaram ainda a reação dos investidores ao negócio de “venda de uma participação de 80% de um portfólio de 340 MWac”, avançada pela EDPR num comunicado enviado à CMVM.

Também nas praças europeias as negociações em terreno positivo foram fator dominante. Destaque para o Reino Unido, cujo principal índice encaixou 1,48%. O agregado Euro Stoxx 50 avançou 0,46%, ao passo que a Alemanha somou 0,42% e França encaixou 0,32%. A subida mais ténue foi do mais importante índice de Milão, que subiu 0,13%. Espanha fugiu à tendência geral, com uma queda de 0,43%.

Esta semana inicia sem dados macroeconómicos de grande relevo mas, mais adiante no calendário, na quinta-feira, o Eurostat vai ficar publicar a taxa de inflação nas economias da zona euro e da União Europeia em janeiro, com a divulgação do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC).

Ler artigo completo