Pepe expulso mais uma vez mas... está muito longe de bater o recorde

9 meses atrás 85

Pepe é conhecido, para além da sua longevidade e grande capacidade defensiva, demonstrada ao longo das últimas duas décadas, pela sua intensidade em campo. A expulsão contra o Getafe, em 2009, em que pontapeou um jogador adversário repetidamente já no chão ficou sempre associada à imagem do jogador de 40 anos - suspenso, naquela altura, por 10 jogos. 

O internacional português, nascido em Maceió, no Brasil, moderou a intensidade nos últimos anos da carreira mas, nesta época, parece ter regressado ao sinal vermelho. Já foi expulso duas vezes, ambas em Clássicos - contra o Benfica, na Supertaça, e diante do Sporting, em Alvalade. 

Pepe até já tinha cartão amarelo, mas ao minuto 50 do último Clássico viu a cartolina vermelha, após o aconselhamento do VAR dado a Nuno Almeida, árbitro principal da partida. Depois de ter sido empurrado por Matheus Reis, Pepe atingiu o brasileiro na boca, com o punho fechado, causando um sangramento ao defesa do Sporting. Nuno Almeida ordenou-lhe a expulsão direta. 

17.ª expulsão da carreira para Pepe

Nuno Almeida mostrou o 17.º cartão vermelho na carreira de Pepe, em competições oficiais, em mais de 800 jogos efetuados entre clubes e seleção nacional. O primeiro aconteceu na longínqua época de 2002/03, ao serviço do Marítimo, por acumulação de amarelos. Viu, ainda, outro cartão vermelho direto nessa temporada.

Só na I Liga, esta foi a sétima vez que Pepe acabou expulso. Duas vezes por acumulação de amarelos, cinco por expulsão direta. Pelos dragões foi mandado para os balneários mais cedo por quatro vezes, outras tantas no Marítimo. No Real Madrid foi expulso seis vezes, no Besiktas uma e pela Seleção em duas ocasiões (uma delas por uma 'cabeçada' em Thomas Muller, no Mundial 2014). 

Equipa Jogos Cartões amarelos Duplo amarelo Vermelho direto
Real Madrid 334  83 4 2
FC Porto 268 66 0 4
Marítimo 63 27 2 2
Besiktas 52 10 0 1
Portugal  134 26 1 1
Total 851 212 7 10

Fonte: Transfermarkt.

Ainda está longe do recorde de... 46 vermelhos

Pepe ainda longe do 'pódio' dos mais avermelhados de sempre, apesar deste registo avultado. É no, entanto, o jogador português com mais vermelhos. O jogador com esse 'recorde' é Gerardo Bedoya, antigo internacional colombiano, que teve 46 vermelhos ao longo da carreira, assinada maioritariamente no seu país-natal. 

Sérgio Ramos, mítico defesa espanhol do Sevilla, viu 29 cartões vermelhos e até fez parceria com Pepe no eixo defensivo do Real Madrid. Pablo Alfaro, defesa espanhol que ainda se cruzou com Ramos no Sevilla, viu menos dois que o sucessor. O médio francês Cyril Rool, que jogou no Bordeaux, Nice ou Marseille teve as mesmas 27 cartolinas vermelhas. 

Leia Também: Expulsão de Pepe não passa despercebida em Espanha: "Mais uma..."

Leia Também: Houve falta de Quaresma? Pepe bem expulso? Os casos do Sporting-FC Porto

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo