Petróleo cai mais de 4% e acompanha menor risco geopolítico

2 horas atrás 21

O preço do petróleo chegou a cair mais de 5% depois do Irão ter confirmando que a sua indústria petrolífera estava a operar com absoluta normalidade após os ataques de Israel contra objetivos militares em todo o país

Os preços dos barris de petróleo estão em queda livre esta segunda-feira com o barril de Brent (referência para a Europa) a perder 4,60% para 72,17 dólares e o WTI a desvalorizar 4,74% para 68,34 dólares. Os analistas acreditam que o menor risco geopolítico, que tem vindo a inflacionar o preço desta matéria prima nos últimos meses, também está a contribuir para a queda da cotação.

Assim, esta queda do preço do crude tem lugar depois dos ataques israelitas contra o Irão terem sido perpetrados de forma a evitar instalações petrolíferas e outros pontos delicados. Após o ataques, os líderes do Irão transmitiram uma mensagem algo ambígua: a resposta do país não deve ser menor nem exagerada.

O presidente dos EUA, Joe Biden, transmitiu a sua crença de que esta situação poderia significar o fim dos golpes militares entre o Irão e Israel, uma mensagem que está a dar algumas esperanças para a situação na região e de que o pior já terá ficado para trás.

O preço do petróleo chegou a cair mais de 5% depois do Irão ter confirmando que a sua indústria petrolífera estava a operar com absoluta normalidade após os ataques de Israel contra objetivos militares em todo o país, numa resposta a um bombardeamento com mísseis no início deste mês.

Ler artigo completo