Polónia anuncia operação contra rede de espionagem russa na Europa

1 mes atrás 40

"A ABW está a agir como parte de uma investigação sobre atividades de espionagem realizadas em nome da Rússia contra Estados e instituições da União Europeia", escreveu o porta-voz dos serviços especiais polacos, Jacek Dobrzynski, na rede social X.

Durante a operação, a ABW realizou buscas em Varsóvia e Tychy (Sul) na quarta-feira e "interrogou pessoas".

A operação resulta da cooperação entre a ABW e vários serviços europeus, nomeadamente checos, tendo Praga anunciado quarta-feira uma operação semelhante.

O objetivo da rede visada pela operação era "alcançar os objetivos de política externa do Kremlin, em particular enfraquecer a posição da Polónia na cena internacional, desacreditar a Ucrânia e a imagem das instituições da União Europeia", escreve ABW num comunicado de imprensa.

Estes objetivos deveriam ser alcançados através de um 'website' pró-Rússia intitulado "voice-of-europe.eu".

A operação da ABW é também o resultado de uma acusação, em janeiro, de um polaco suspeito de espionar para os serviços secretos russos, indicou ainda a instituição.

"O homem, infiltrado entre parlamentares polacos e europeus, executou tarefas encomendadas e financiadas por colaboradores dos serviços de inteligência russos", nomeadamente atividades de propaganda, desinformação e provocação política, destinadas a "construir zonas de influência russas na Europa".

A identidade do homem não foi revelada.

Leia Também: Norte-americano acusado de espionagem completa um ano preso na Rússia

Ler artigo completo