Portugal abre ano a colocar 4 mil milhões de euros de dívida com juro abaixo de 3%

9 meses atrás 65

“Com esta emissão a dez anos o IGCP vem para o mercado com um novo benchmark para a dívida nacional”, argumenta Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa, depois de um leilão onde a procura chegou a quase cinco vezes a oferta.

Portugal colocou esta quinta-feira quatro mil milhões de euros de dívida por venda sindicada, tendo conseguido um juro abaixo de 3%, como apontavam os analistas. A emissão teve uma procura bastante elevada, chegando a quase cinco vezes o montante colocado.

A primeira emissão do ano resultou numa yield de 2,948%, ou seja, 40 pontos base (p.b.) acima do swap euro a dez anos, que está em 2,548%. Este valor ficou marginalmente abaixo da yield indicativa apresentada aquando da abertura do livro de ordens, que estava em 41 pontos base, isto de acordo com a Bloomberg.

A procura foi bastante forte, chegando a 19,4 mil milhões numa emissão de quatro mil milhões, ou seja, quase totalizando cinco vezes mais do que o montante colocado. Recorde-se que esta emissão contou com a colaboração de várias instituições financeiras, incluindo Citibank, JPMorgan, CaixaBI e Santander, entre outros.

“Com esta emissão a dez anos o IGCP vem para o mercado com um novo benchmark para a dívida nacional”, argumenta Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.

“A descida das taxas de juro que assistimos nas últimas semanas permitiram que a emissão de hoje fosse colocada com uma yield mais baixa”, acrescenta.

Ler artigo completo