Privatização da ANA Aeroportos motiva audições no parlamento

3 meses atrás 50

04 jun, 2024 - 03:41 • Lusa

A privatização da ANA ao grupo francês Vinci foi anunciada em 27 de dezembro de 2012 e concluída em setembro de 2013.

Os representantes dos trabalhadores da ANA Aeroportos são esta terça-feira os primeiros a serem ouvidos na Assembleia da República, no âmbito de um conjunto de audições sobre a privatização da empresa, que ocorreu há mais de uma década.

Por requerimento do PS, são hoje ouvidos na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação a Comissão de Trabalhadores da ANA Aeroportos, a Comissão de Trabalhadores da Portway, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava), o Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Aeroportos e Aviação (Sindav) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac).

A privatização da ANA ao grupo francês Vinci foi anunciada em 27 de dezembro de 2012 e concluída em setembro de 2013, num processo controverso que motivou chamar os intervenientes a prestar esclarecimentos no parlamento mais de uma década depois.

A venda de 100% do capital da ANA Aeroportos à Vinci foi concluída em 2013 pelo Governo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho, numa altura em que o país estava a ser alvo de um programa de assistência financeira negociado entre a "troika" e o Governo.

Destaques V+

Ler artigo completo