Putin saúda Ramaphosa por reeleição (e destaca "parceria" entre países)

3 meses atrás 63

"Apreciamos muito a sua contribuição pessoal para o desenvolvimento de relações de parceria estratégica entre os nossos países, bem como para a interação produtiva entre a Rússia e a África do Sul no âmbito da ONU [Organização das Nações Unidas], do BRICS [grupo que defende que as economias emergentes devem ter mais influência na política internacional], do G20 [Grupo de ministros das Finanças e governadores de bancos centrais das maiores economias] e de outras estruturas multilaterais", lê-se na mensagem de Putin, publicada no 'site' do Kremlin.

O governante manifestou ainda confiança de que os dois países vão manter um diálogo construtivo sobre as questões que marcam a agenda bilateral internacional.

"Terei o maior prazer em recebê-lo na cimeira do BRICS, que se realizará em Kazan, de 22 a 24 de outubro", sublinhou Putin, desejando ao seu homólogo sucesso no seu trabalho.

Na sexta-feira, o líder do partido ANC, Cyril Ramaphosa, foi reeleito Presidente da República da África do Sul para um segundo mandato de cinco anos.

Ramaphosa foi reeleito com 283 votos de um total de 339 votos, na primeira sessão do 7.º Parlamento sul-africano, realizada na Cidade do Cabo, anunciou o juiz Raymond Zondo, que presidiu aos procedimentos.

O líder do partido de extrema-esquerda Combatentes da Liberdade Económica (EFF), Julius Malema - segundo candidato nomeado para o cargo de Presidente da República pelos 342 deputados empossados na sessão de hoje -, obteve 44 votos.

Leia Também: Putin diz estarem envolvidos 700 mil soldados na ofensiva contra Ucrânia

Ler artigo completo