"Custa-me perceber a inação do VAR. Vermelho por mostrar a Gyokeres"

9 meses atrás 72

Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação do FC Porto, considerou, na noite desta terça-feira, que Viktor Gyokeres deveria ter visto um cartão vermelho direto no Clássico contra o FC Porto por uma entrada sobre Pepe ao minuto 34.

"O lance é perigoso que coloca em causa a integridade física de Pepe. É atingido no Tendão de Aquiles, o lance passou como se nada tivesse acontecido, nem que falta fosse. Não foi sinalizado pelo VAR. Admito que no campo o árbitro não tivesse visto, já me custa perceber a inação do VAR. Temos duas imagens que mostram bem que o lance não é assim tão inocente como parece. A perna esquerda de Gyorkeres, que toca  o calcanhar do nosso jogador, está cruzada com a perna direita", começou por dizer o dirigente do FC Porto, em declarações no programa Universo Porto da Bancada, do Porto Canal.

"Isto não é um movimento normal, parece que foi procurar o calcanhar do Pepe. O VAR não terá achado que merecia amarelo e nesse caso cala-se porque é o que diz o protocolo. Mas os analistas de arbitragem tinham aqui uma oportunidade de fazer pedagogia e ninguém analisou este lance, exceto Duarte Gomes. Do meu ponto de vista é um vermelho que fica por mostrar", acrescentou.

Francisco J. Marques comparou ainda este lance com uma entrada de Evanilson sobre Gustavo Sá no jogo contra o Famalicão, onde alguns analistas de arbitragem consideraram haver motivo para expulsão.

"É um lance que merece análise, do meu ponto de vista é um vermelho que fica por assinalar. O lance do Evanilson em Famalicão é parecido com o do Gyökeres e aí toda a gente já viu. O Gyökeres não pôs também a integridade física do Pepe em causa? É sempre a mesma conversa, há uma perspetiva quando o protagonista é jogador do FC Porto e há outra perspectiva, mais benevolente, quando o protagonista é do Benfica ou do Sporting. Isto é manipular a informação contra o FC Porto e isso acaba por interferir no rendimento dos árbitros. O Sporting hoje até aproveitou uma notícia de Espanha para dizer que foi prejudicado em Guimarães e contra o FC Porto. Não disseram em que lance, mas disseram que foram prejudicados. O FC Porto também é favorável a todas as formas de mais transparência nas competições, mas transparência não é vir esconder este tipo de lances para se dizer que foi prejudicado", finalizou.

Leia Também: Sporting aponta o dedo ao VAR após Clássico em Alvalade

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo