"Mais atual exigência" é "o aumento geral e significativo dos salários"

6 meses atrás 69

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) reiterou, este domingo, que a "mais atual exigência" da atualidade é "o aumento geral e significativo dos salários".

"A riqueza está criada, os trabalhadores já criaram os meios e os recursos mais que suficientes para poderem ter aumentos de 15%, com um mínimo de 150 euros para cada trabalhador", disse o candidato principal da coligação PCP-PEV (CDU), num comício da mesma, no Porto, em declarações à RTP.

"Não nos arrastam para a falsa questão se é, ou não, possível. Não só é possível como é urgente e fundamental para cada um dos cinco milhões de trabalhadores e é fundamental para o próprio desenvolvimento económico e social do país", continuou.

Raimundo afirmou que "é preciso garantir que uma parte maior da riqueza que é criada, e só criada por quem trabalha, vá para o seu salário e não para os lucros, os dividendos e para as rendas que se vão acumulando à custa de quem trabalha".

Desde o Teatro Rivoli, no Porto, o líder comunista fez questão de defender que, na CDU, "a luta dos trabalhadores não é coisa do passado".

Do passado é, sim, "a discriminação salarial crescente entre homens e mulheres", algo que "é preciso resolver de uma vez por todas".

Com vista às Eleições Legislativas de 10 de março, as diferentes cores políticas que vão a votos arrancaram neste fim de semana o período oficial de campanha, de Norte a Sul. No Porto esteve também, neste domingo, o líder do Chega, André Ventura, protagonizando uma arruada na Rua de Santa Catarina.

Perto, por sua vez, esteve o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, que começou a campanha em Matosinhos, ao passo que Luís Montenegro, líder do Partido Social Democrata, está em Trás-os-Montes.

Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, visitou uma escola em Azeitão, no distrito de Setúbal, depois de ter estado em Aveiro, no sábado.

Já Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, começou oficialmente a campanha em Viseu.

O primeiro dia da campanha eleitoral do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) ocorreu, em Lisboa, no Parque das Nações, numa 'cãominhada'. O líder do Livre, Rui Tavares, também escolheu Lisboa para começar a campanha, com a inauguração de um cartaz.

Leia Também: Direita ou maioria do PS? PCP diz que pessoas têm razões para desconfiar

Ler artigo completo