"Nomes acrescentados à lápide de herói". Israel chora morte de militares

7 meses atrás 63

Israel perdeu, nas últimas horas, 24 militares, naquele que terá sido o ataque mais mortífero contra soldados israelitas durante a guerra de três meses frente ao grupo islamita palestiniano Hamas.

"Uma manhã insuportavelmente difícil, quando mais e mais nomes dos melhores dos nossos filhos - a bandeja de prata no sentido pleno da palavra - são acrescentados à lápide de herói, numa guerra que não tem justiça", escreveu o presidente israelita, numa publicação no Twitter, em que lamenta as perdas sofridas.

Recorde-se que os soldados preparavam explosivos para demolir dois edifícios na segunda-feira, quando um militante usou um lançador de granadas contra um tanque próximo, provocando o rebentamento prematuro dos explosivos. Os edifícios acabaram por desmoronar com os soldados no interior.

"Por detrás de cada nome há uma família cujo mundo caiu, uma família que levamos no coração com tristeza e dor, e ao mesmo tempo com orgulho, pelo heroísmo da geração, pelas missões e pelos males, por se manter fiel ao objetivo e pelo amor ao povo e à pátria", prosseguiu Isaac Herzog.

בוקר קשה מנשוא, בו עוד ועוד שמות של טובי בנינו – מגש הכסף במלוא מובן המילה – מתווספים למצבת הגבורה, במלחמה שאין צודקת ממנה.

מאחורי כל שם נמצאת משפחה שעולמה חרב עליה באחת, משפחה שאנו מאמצים אל ליבנו ביגון ובכאב, ובה בעת בגאווה - על גבורת הדור, על השליחות והרעות, על הדבקות במטרה…

— יצחק הרצוג Isaac Herzog (@Isaac_Herzog) January 23, 2024

Antes deste ataque, Israel tinha dado conta que, desde o início do conflito,  já morreram 200 dos seus militares durante as operações terrestres contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Leia Também: Morreram 200 soldados israelitas desde início da operação em Gaza

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo