RBR Playbook #101 | As chaves das Finais

3 meses atrás 77

A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai dar analisar a atualidade de forma regular. O Playbook do Ricardo Brito Reis é essencial para estarmos por dentro do mundo do basquetebol norte-americano

Quem vai ser o melhor jogador da série: Luka Dončić ou Jayson Tatum?
Em contagem decrescente para as Finais da NBA, uma das chaves da eliminatória entre Boston Celtics e Dallas Mavericks é a resposta a uma questão muito simples: Quem será o melhor jogador da série? Não há dúvidas que Luka Dončić é o jogador mais talentoso das duas equipas que vão lutar pelo troféu Larry O'Brien, mas os Celtics têm vários dos melhores defensores da liga e um sistema de trocas que permite manter sempre alguém com pernas frescas à frente do esloveno. Será isso suficiente para dar a Jayson Tatum uma hipótese de ser o melhor jogador das Finais?

Qual será a estratégia defensiva dos Boston Celtics?
A estratégia defensiva dos Celtics pode até nem passar por tentar limitar Dončić, até porque isso é praticamente impossível. Joe Mazzulla pode optar por focar as atenções da defesa em Kyrie Irving, ex-jogador dos Celtics, braço direito de Luka nos Mavericks e o vilão desta eliminatória. Derrick White e Jrue Holiday são as opções mais óbvias para defender Kyrie, mas vimos as dificuldades que lhe foram criadas por Jaden McDaniels na série com os Minnesota Timberwolves, pelo que colocar um extremo como Jaylen Brown na defesa a Irving não seria surpreendente.

Qual é o estado de saúde de Kristaps Porziņģis?
Pernas frescas talvez não seja algo que Kristaps Porziņģis se possa gabar de ter no arranque das Finais e o estado de saúde do poste letão dos Celtics pode ter um papel decisivo no duelo com os texanos. Porziņģis jogou apenas quatro jogos nestes playoffs e lesionou-se no sóleo direito, o músculo que liga o gémeo ao tendão de Aquiles. Com Porziņģis, os Celtics contam com o melhor protector de cesto da equipa e com um jogador que, no ataque, oferece lançamento de três pontos para espaçar o campo e elevada eficácia nas zonas próximas do cesto, mas estará a 100%?

Que equipa vai ganhar a batalha dos postes?
Os Mavericks chegaram às Finais também pela capacidade de proteger o cesto e porque ganharam a luta das tabelas, graças aos centímetros dos postes Dereck Lively e Daniel Gafford, mas todos os jogadores da rotação principal dos Celtics lançam de três e isso pode obrigar Jason Kidd a apostar num 'small ball' com Maxi Kleber, abdicando da tal protecção de cesto e perdendo capacidade de ressalto. Por outro lado, o bloqueio directo de Luka Dončić será certamente usado para explorar as debilidades defensivas de Kristaps Porziņģis e Al Horford na defesa de perímetro. Quem levará a melhor? Venham de lá essas Finais!


NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor 

Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol

Disponível em: YoutubeSpotifyApple Podcastzerozero

Recorde aqui todas as edições do RBR Playbook

Ler artigo completo