Rede Social 'X' anuncia fim de atividades no Brasil e acusa juiz do Supremo Tribunal de censura

1 mes atrás 65

A rede social "X" (antigo Twitter) anunciou este sábado através de um comunicado o encerramento do seu escritório e das suas atividades no Brasil.

Segundo o comunicado, a plataforma continuará a garantir o acesso aos utilizadores brasileiros, mas decidiu encerrar a sua representação e as suas atividades comerciais no país devido ao que classificou como tentativas de censura por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro.

No comunicado, a rede do multimilionário Elon Musk acrescenta que demitiu todos os funcionários que tinha no Brasil, incluindo a representante legal da plataforma, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição. E o texto revela que a decisão foi tomada após na noite desta sexta-feira o juiz do STF Alexandre de Moraes, ter decretado a prisão da executiva por descumprimento de determinações do magistrado.

Musk e Moraes travam há muito uma guerra que já fez o magistrado aplicar várias multas à plataforma e ameaçar prender os representantes legais no Brasil por o "X" sistematicamente não obedecer a ordens dele para tirar do ar conteúdos falsos e mensagens de ódio de radicais de extrema-direita ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Musk, por seu turno, acusou o magistrado de tentar instaurar uma ditadura judicial no Brasil, de promover a censura e tentar limitar a liberdade de expressão, e chegou a dizer, sem apresentar qualquer prova, que Alexandre de Moraes interferiu pessoalmente nas eleições presidenciais de 2022 para garantir a vitória de Lula da Silva e impedir que Jair Bolsonaro continuasse no cargo.

Ler artigo completo