Relatório aponta para cultura de bullying e racismo na natação inglesa

6 meses atrás 53

Um "ambiente tóxico" e uma "cultura do medo" nos clubes de natação em Inglaterra foram postos a nu num relatório recente, noticiado pelo jornal inglês Daily Mail. Práticas abusivas no treino, bullying e racismo foram expostos na análise independente, encomendada pela Swim England na sequência de queixas de vários atletas, incluindo medalhados olímpicos.

O organismo dirigente declarou que "lamenta que a cultura no domínio do desporto aquático tenha ficado aquém das expectativas". A Sport England, organismo tutelado pelo público pertencente ao Departamento de Cultura, Media e Desporto, tutelado pelo Governo inglês, ameaçou cortar o financiamento da Swim England se esta não resolver os "problemas significativos".

A publicação do relatório representa "um momento de encruzilhada", afirmou a Sport England num comunicado. O relatório descreve em pormenor os abusos, o racismo, a intimidação, as más práticas, as experiências negativas e uma cultura deficiente no seio do desporto. 

Mais de 1000 pessoas ligadas à natação testemunharam na revisão independente, incluindo atletas, treinadores, pais e voluntários. Um inquérito pela internet também recolheu mais de 3500 respostas.

Leia Também: Paris'2024: Emmanuel Macron promete nadar no rio Sena

Leia Também: Diogo Ribeiro confessa: "Ainda não sei que sou campeão do mundo"

Ler artigo completo