Renato Mourinho: um namoro antigo que teima em não resultar

9 meses atrás 103

Após uma passagem bem sucedida no futebol francês, especialmente com a camisola do Lille, Renato Sanches aceitou o convite do compatriota José Mourinho para rumar ao País da Bota. O médio foi cedido pelos parisiens, após uma época atormentada por lesões.

Um namoro à distância

O namoro do experiente técnico ao atleta de 26 anos não é recente. Ao serviço do Manchester United, no mercado de verão de 2017, o Special One tentou a contratação da jovem promessa, que havia realizado uma época de estreia verdadeiramente memorável: com 18 anos, o menino conquistou o campeonato, a Taça da Liga e o Campeonato da Europa, sendo nuclear nas premiações coletivas.

@Getty / Lennart Preiss

«Cheguei tarde, eu assinei em maio, uma semana antes começamos a conversar sobre isso, mas completamente fora do processo. Se calhar observei-o mais que o Manchester United, vi muito o Benfica, vi muita Liga dos Campeões, fui conhecendo cada vez melhor o miúdo», afirmou, numa entrevista concedida à Sport TV.

O lisboeta assinou pelo Bayern München, mas o destino acabaria por unir os dois lusitanos. No dia 20 de agosto, quatro dias após a oficialização, o Golden Boy estreou-se com a camisola giallorossi. O camisola '20' entrou ao 65' diante da Salernitana, contemplando, de perto, a finalização certeira de Belotti para o empate (2-2).

Quando o Fantasma das Lesões volta a assombrar

A estreia a marcar viria a ocorrer no compromisso que se sucedeu. Aos 8', com um cabeceamento exímio na entrada da pequena área, o centrocampista festejou pela primeira vez na formação da capital italiana, num autêntico festival ofensivo (7-0). Tudo estava a correr bem a Renato na adaptação ao novo lar. Porém, o fantasma voltou a aparecer.

@Getty / Maja Hitij

No primeiro jogo da Roma na Europa League (1-2), o internacional português viu-se obrigado a sair no primeiro tempo, fruto de novos problemas físicos. Quem não gostou nada da situação, foi José Mourinho: «O Renato é isto, está sempre em risco, é difícil de entender. O Bayern não o entendeu, o PSG não o entendeu e nós temos dificuldades», referiu, na conferência de imprensa.

«Jogou 45 minutos no domingo, depois teve três dias de descanso e saiu aos 27 minutos. Ele está sempre em dúvida, é difícil de perceber o porquê de estar sempre lesionado», acrescentou ainda.

Longe da forma ideal

O campeão europeu só regressou em novembro e tem apresentado, desde então, um nível muito aquém do expectável. O jogador tem sido aposta vindo do banco de suplentes, entrando regularmente nos últimos 15 minutos, com o intuito de acelerar o processo ofensiva.

@Ivan Romano/Getty

O regresso à titularidade ocorreu recentemente, ironicamente, na vitória frente ao Sheriff (3-0), confronto onde ocorreu a mais recente lesão. Todavia, é importante realçar que o médio ainda não disputou uma partida completa pelo emblema italiano.

O capítulo mais caricato da sua curta trajetória no clube iria acontecer na tarde deste domingo. Após entrar no intervalo, Renato Sanches viria a ser substituído... 18 minutos depois (!). O herói do mar mostrou-se verdadeiramente confuso na hora da troca, já que não possuía qualquer problema físico.

A turma forasteira saiu do Stadio Renato Dall'Ara sem pontos (2-0). Contudo, apesar de visivelmente chateado com o novo desaire, Mourinho deixou uma mensagem especial ao seu atleta: «Quero pedir desculpa ao Renato. Substituir um jogador passados 18 minutos é difícil, tanto para o próprio jogador como para o treinador. Só fiz tal coisa por quatro vezes durante a minha carreira», realçou no pós-jogo.

Veremos que planos reserva o experiente treinador para o compatriota no futuro. Haverão mais capítulos ou o mais recente episódio ditou o término do conto?

Portugal

Renato Sanches

NomeRenato Júnior Luz Sanches

Nascimento/Idade1997-08-18(26 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

Dupla Nacionalidade

São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe

PosiçãoMédio (Médio Centro)

Ler artigo completo