Republicano demite-se e reduz maioria na Câmara dos Representantes

6 meses atrás 50

Gallagher, de 40 anos, anunciou a sua demissão na terça-feira e os republicanos ficam com uma maioria de 217 para 213 na Câmara.

A escassa maioria já provou ser um desafio para a liderança republicana e obrigou o Presidente do órgão, Mike Johnson, a trabalhar com os democratas para aprovar legislação.

Gallagher já tinha informado que não iria tentar a reeleição.

No Congresso desde 2017, Gallagher liderou no ano passado uma nova comissão da Câmara dos Representantes que fez frente à China e comparou a competição entre os EUA e a China como "uma luta existencial sobre como será a vida no século XXI".

Não está prevista uma eleição especial para o lugar de Gallagher, uma vez que a sua demissão ocorre dentro de uma janela na lei do Wisconsin que dita que o lugar seja preenchido nas eleições gerais.

Gallagher liderou o esforço, bem-sucedido, este mês, para aprovar na Câmara um projeto de lei que levaria à proibição, a nível nacional, da popular aplicação de vídeo TikTok, caso o seu proprietário, com sede na China, não vendesse a sua participação, alegando uma ameaça à segurança nacional.

Mas Gallagher viu-se em desacordo tanto com Donald Trump como com os apoiantes do antigo Presidente.

No último mês também irritou outros republicanos, ao recusar-se a destituir o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas.

Leia Também: Ex-congressista George Santos anuncia saída do Partido Republicano

Ler artigo completo