Royal Enfield Shotgun 650 – Todos os detalhes da custom que chega em 2024

2 meses atrás 37

Poucos dias depois de confirmar a data prevista de chegada e preço daquela que é a maior novidade para 2024, a trail de média cilindrada Himalayan 650, a Royal Enfield apresentou mais uma novidade para o próximo ano, desta feita uma opção pensada para os fãs das motos custom: a Shotgun 650.

O conceito inicial que levou à criação da nova Shotgun 650 pode ser traçado, na verdade, às formas e imagem que a marca indiana já tinha apresentado ao mundo das duas rodas em formato conceptual, quando em 2021, durante o Salão de Milão EICMA desse ano ficámos a conhecer a SG650.

Dois anos depois o conceito passou à fase de produção em série, com a Royal Enfield a mostrar a nova Shotgun 650 num evento especial que aconteceu em Goa, por ocasião do evento Motoverse 2023.

Durante esse evento, 25 unidades de uma edição especial, apropriadamente denominada de Shotgun 650 Motoverse Edition, foram colocadas à venda, tendo todas as unidades sido vendidas em pouco tempo sendo adquiridas por fãs do estilo custom que a Royal Enfield renova com detalhes únicos.

Construída sobre a plataforma 650 Twin que há vários anos dá “vida” às retro Interceptor e Continental GT e mais recentemente à cruiser Super Meteor 650 que também já aqui lhe demos a conhecer em detalhe, a Shotgun 650 eleva as possibilidades da customização para um novo patamar, sem sacrificar os benefícios do ecossistema dedicado de pós-venda da Royal Enfield.

shotgun 650Concebida como uma custom neo-retro, a intenção da Shotgun 650 é de se libertar dos constrangimentos históricos ao mesmo tempo que preserva o ADN fundamental da marca.

Esta moto apresenta detalhes que fazem a união entre a tradição e progresso que vemos estar a ser aplicado ao motociclismo moderno, com peças de alumínio que se integram na estética clássica e à qual é adicionada uma imagem única graças à aplicação de grafismos modernos.

Com um desenho modular revolucionário, a Shotgun 650 é capaz de se transformar de uma monoposto clássica para uma opção com qualidades suficientes para ser considerada como uma custom turística.

As suas proporções contidas e a silhueta baixa foram concebidas peela Royal Enfield como forma de permitir ao condutor sentir-se confiante aos comandos desta moto, mas também como forma de beneficiar o controlo sobre o conjunto e tornar a condução algo mais divertida.

O depósito de combustível, que se assemelha muito ao da Concept SG650, representa uma nova direção em termos de design, ao mesmo tempo que respeita a linguagem estilística mais tradicional associada às motos fabricadas pela Royal Enfield.

Entre as características em maior destaque podemos realçar as exclusivas jantes de dez braços, a suspensão dianteira está a cargo de uma forquilha invertida fixa a uma mesa de direção superior fabricada em alumínio, sendo que o guiador extra largo está posicionado mais baixo para que o condutor da Shotgun 650 adote uma postura mais dominante, sendo que a marca indiana refere que o conforto não foi afetado.

Na traseira, os dois amortecedores estão montados num clássico braço oscilante, com um assento coberto em cabedal negro cosido à mão, uma estrutura que adota um design flutuante, uma opção que espelha bem a ligação entre a construção moderna tendo em vista o legado histórico deste tipo de motos.

shotgun 650A Shotgun 650 é construída sobre a robusta plataforma de 650 cc, celebrada pela sua impressionante performance e versatilidade. O motor, um 650 Twin com acabamento escurecido, recebe novas tampas do motor em preto brilhante, combinando com o sistema de escape customizado que, para além de ajudar a conferir uma imagem mais musculada, foi concebido para criar uma experiência sonora específica.

A moto vem equipada com acessórios de moto genuínos Royal Enfield fabricados à medida para a Shotgun, tais como os espelhos nos extremos do guiador e os intermitentes negros que recorrem a tecnologia LED.

Em reação ao lançamento desta nova moto, Siddhartha Lal, Diretor Geral da Eicher Motors Ltd., afirmou que “A Shotgun 650 é uma moto linda de morrer, de inspiração custom e que junta mais de um século de ADN de puro motociclismo da Royal Enfield com o espírito renegado da cultura custom. O objetivo era construir esta moto modular, que muda de forma e é quase como um mutante disfarçado de moto. Movida pela nossa premiada plataforma 650 Twin, é uma verdadeira delícia de conduzir em reta e em curva. A Shotgun 650 é a nossa tentativa de trazer novas categorias e segmentos de nicho para os entusiastas da autoexpressão em todo o mundo”.

Embora ainda não se saiba qual será o preço final desta novidade em Portugal, sabemos que a Royal Enfield prevê iniciar a comercialização da Shotgun 650 no início do próximo ano.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

Ler artigo completo