Rúben Amorim: «Ganhar a Taça tornará esta equipa mais especial»

4 meses atrás 78

Na antevisão ao embate com o GD Chaves, Rúben Amorim destacou a preponderância da final da Taça de Portugal para acentuar a história escrita pela sua equipa. O técnico leonino revelou, ainda, o onze para o último jogo do campeonato.

Qual é o título mais especial?: É difícil, é como escolher entre dois filhos... Vivi de forma diferente o primeiro título, foi mais especial e consegui usufruir mais tempo. A exigência é diferente no clube, no dia seguinte agora senti a exigência de ganhar Taça de Portugal e o campeonato no próximo ano.

Os registos de José Mourinho e Jorge Jesus deixados para trás: Quanto ao Jorge Jesus, foi uma fase mais pessoal, por aquilo que vivi com o mister. José Mourinho, nunca o escondi, é a referência de todos os treinadores. Aquilo que construiu, o treino... Às vezes, fala-se muito dos títulos, mas o impacto que teve numa nação, no treino em si, é um legado muito maior. É importante, mas só penso em ganhar para, depois, vencer a Taça de Portugal. Já não penso em mais nada. E retribuir aos adeptos, com uma boa exibição, para preparar da melhor maneira a Taça de Portugal. É o maior foco.

Geny Catamo é baixa: «O Geny [Catamo] ainda não está apto, o Jer [St. Juste] vai ser convocado, o Quaresma vai ser convocado, o Matheus Reis teve uma recaída. Estamos nesse ponto.»

O Chatinho: Sabemos que não podemos impedir esta fase de festa, mas o departamento de comunicação também quis dar a toda a gente um bocadinho dos jogadores, para aproximar os adeptos das equipas, e vocês estão sempre a reclamar disso.  Fizemos os jantares que tínhamos a fazer, demos as entrevistas que temos a dar. Queremos aproximar os adeptos da equipa, queremos retribuir, queremos que conheçam toda a gente que fez parte do êxito do campeonato, mas, a partir de sábado, vamos entrar em modo Taça de Portugal, e não tenho medo disso. É, simplesmente, o preço do sucesso. Graças a Deus, tivemos duas semanas para limpar todas essas distrações. Sou chatinho porque tenho de ser. Não vão conhecer nenhum treinador do mundo que não seja chatinho. Tenho muito orgulho em ser chatinho.

Perfeição leonina?: É difícil pedir muito melhor. Nos dois jogos que perdemos, estivemos em vantagem, acho que podíamos ter ganho e seria ainda mais perfeito. Olhando para a época, se não ganharmos a final da Taça, vai ser menos especial. Vai ser um bom campeonato, em que o Sporting foi campeão. Se juntarmos a Taça, a equipa é relembrada de outra forma. Será, na mesma, relembrada pelos pontos e por ganhar todos os jogos em casa, mas, ganhando a Taça, tornará esta equipa mais especial. Vai ser esse o desafio.

O onze escolhido: Sim, posso dizer. Vai jogar o Pinto, o Esgaio, o Neto, o Seba, o Inácio, o Nuno Santos, o Morita, o Hjulmand, o Victor, o Trincão e o Pote. Vai ser a equipa de amanhã. O Antonio [Adán] não pode jogar, está lesionado. O que quero é que as pessoas tenham um momento de acordo com a importância que tiveram no clube. Quero que toda a gente se despeça deles e que saiba que estamos muito agradecidos ao que fizeram.

Ler artigo completo