Sabe como calcular a distância de segurança ao carro da frente?

3 horas atrás 26

Manter a distância de segurança ao veículo da frente é essencial para uma condução segura. Aprenda a calculá-la de forma simples e eficaz.

Manter a distância de segurança em relação ao automóvel que circula à nossa frente é essencial para garantir uma condução segura. E ao contrário do que muitos pensam, não é uma medida opcional.

Tal como referido no artigo n.º 18 do Código da Estrada (CE), “o condutor de um veículo em marcha deve manter, entre o seu veículo e o que o precede, a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis”.

Caso esta distância não seja respeitada, podem ser aplicadas coimas com valores que podem ir dos 60 aos 300 euros.

Trânsito© André Mendes / Razão Automóvel

Mas como é que sabemos qual é a distância ideal? Primeiro, vamos perceber qual a definição de distância de segurança. Segundo o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) esta é “a distância que devemos manter do veículo da frente, para conseguir reagir e parar em segurança no caso de qualquer acontecimento inesperado”.

A distância de segurança depende do tempo de reação. Considerando que o tempo médio de reação é cerca de 1 segundo, ao circular a 60 km/h, o condutor percorre aproximadamente 16,67 metros por segundo. Assim, deverá manter uma distância mínima de 18 metros do veículo da frente, para garantir que tem tempo suficiente para reagir e evitar um acidente.

Lembre-se: esta distância deve ser adaptada à velocidade em que circula e às condições meteorológicas. Velocidades mais altas e condições de pouca aderência ou visibilidade exigem uma maior distância de segurança.

Como calcular?

Pode calcular rapidamente a distância de segurança correta adequada para a sua velocidade e tempo de reação com uma regra prática. Segundo o IMT, em boas condições e até aos 90 km/h (fora das localidades), a distância mínima deve corresponder a 3 segundos.

Para verificar se circula à distância correta, escolha um ponto de referência na estrada por onde o veículo que vai à sua frente vá passar. Quando esse veículo passar por esse ponto, conte mentalmente dois segundos. Apenas ao terminar essa contagem é que o seu carro deverá passar pelo mesmo ponto.

Autoestrada com filas de trânsito© Razão Automóvel

A distância de segurança aplica-se também a outros veículos. De acordo com o Artigo 18.º, o CE discrimina que o condutor de um veículo motorizado deve manter uma distância lateral mínima de 1,5 metros ao ultrapassar um velocípede na mesma faixa de rodagem.

Caso esteja parado

Se estiver parado no trânsito, numa fila ou num engarrafamento, também há medidas que deve adotar para garantir que tem a distância de segurança necessária. Para isso, deve assegurar que:

Consegue sair da fila sem ter de fazer marcha-atrás; Se for atingido por trás, não será empurrado contra o veículo da frente; Consegue ceder passagem a um veículo prioritário; Em subidas, garantir que o veículo da frente pode descair um pouco sem colidir com o seu; Que consegue evitar uma colisão em caso de “falso arranque”.

Exceções

O Código da Estrada prevê algumas exceções. O artigo 40.º estabelece que veículos de marcha lenta (automóveis pesados, veículos agrícolas, máquinas industriais ou veículos de tração animal) devem manter uma distância mínima de 50 metros do veículo da frente em estradas fora de áreas urbanas. Esta regra não se aplica a bicicletas.

Caso a estrada seja muito estreita, esteja em más condições de manutenção, ou tiver um perfil que dificulte uma ultrapassagem segura, os veículos de marcha lenta devem reduzir a velocidade ou até parar, de forma a facilitar a ultrapassagem de outros veículos. O incumprimento destas regras também pode resultar numa coima entre 60 e 300 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Tigra?
Ler artigo completo