SBK 2024 Catalunha – Razgatlioglu e Bautista dividem vitórias no domingo

1 mes atrás 45

sbk

Depois de um primeiro dia de sábado repleto de muitas e emocionantes ultrapassagens, e que culminaram com a primeira vitória de Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK), o Mundial Superbike (SBK) fechou a sua visita ao circuito Barcelona-Catalunha com um domingo de muita ação.

Na corrida Superpole das SBK, a vitória sorriu, de forma espetacular, diga-se, a Toprak Razgatlioglu. O piloto turco aguardou até ao derradeiro momento para replicar a manobra que vimos Valentino Rossi fazer a Jorge Lorenzo neste mesmo circuito, quando os dois pilotos da Yamaha lutavam pelo título de MotoGP.

Uma ultrapassagem de “cortar a respiração” e apenas ao alcance dos maiores talentos do motociclismo mundial, com Toprak Razgatlioglu a conseguir bater então o bicampeão Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), que voltou então a ver o seu grande rival dos últimos anos vencer pela segunda vez nesta ronda da Catalunha do Mundial SBK.

sbkPara o espanhol da Ducati oficial esta manobra foi pior ainda, pois no seguimento da ultrapassagem final de Toprak, Bautista viu o italiano Andrea Iannone (Team GoEleven) ascender a segundo, tendo então conseguido cruzar a meta na frente do campeão em título.

Se na Austrália já tínhamos visto “The Maniac” Iannone obter bons resultados neste regresso à competição após quatro anos de suspensão, este domingo em Barcelona, e em particular o 2º lugar na corrida Superpole marcou em definitivo o regresso do veterano italiano ao mais alto nível.

Com esta segunda vitória consecutiva Toprak Razgatlioglu torna-se no primeiro piloto a conseguir duas vitórias seguidas aos comandos de uma BMW, depois de Chaz Davies ter feito o mesmo em 2013, então com a S 1000 RR e não com a M 1000 RR agora utilizada pela marca alemã em SBK.

sbkEstavam então lançados os dados para a Corrida 2 do fim de semana de Mundial SBK na Catalunha.

Depois de dois pódios, e tendo em conta o historial noutros anos neste circuito, Alvaro Bautista queria recolocar a sua Panigale V4 R #1 no degrau mais alto do pódio. E o piloto de Talavera de la Reina não deixou escapar a oportunidade de vencer pela primeira vez em 2024, tendo batido numa batalha “mano-a-mano” o seu companheiro de equipa Nicolò Bulega, que desta forma, e devido aos resultados menos conseguidos do grande dominador da ronda australiana e primeiro líder do campeonato, Alex Lowes (Kawasaki Racing Team), consegue ascender à liderança do mundial.

Por seu lado, Alvaro Bautista está de volta às vitórias em corridas do Mundial SBK depois de uma pré-temporada complicada, e mesmo sendo esta a sua primeira vitória, o espanhol, que procura o tricampeonato esta temporada, encontra-se já em segundo na classificação de pilotos, bem perto do líder e “rookie” Bulega.

Isto significa também que temos duas Panigale V4 R oficiais nos dois primeiros lugares do campeonato.

sbkPor outro lado, Toprak Razgatlioglu não teve argumentos para conseguir vencer novamente com a BMW M 1000 RR. O piloto turco conseguiu ainda assim um terceiro lugar na Corrida 2 das SBK na Catalunha, completando um fim de semana muito positivo para a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK. Toprak também se aproximou bastante dos lugares cimeiros da classificação.

Nesta última corrida do fim de semana no traçado catalão, destaque ainda para o seis vezes campeão de Superbike. Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) conseguiu, finalmente, somar os seus primeiros pontos com a Yamaha R1, tendo cruzado a meta em 8º na Corrida 2. Um resultado, ainda assim, bastante longe do que esperava o norte-irlandês quando se mudou da Kawasaki para a Yamaha em 2024.

Neste momento, e com seis corridas disputadas, temos já quatro vencedores diferentes em 2024. Um grande arranque de temporada para a categoria Superbike.

Nas Supersport, foi Stefano Manzi (Pata Ten Kate Yamaha) a conseguir vencer a Corrida 2. A corrida em si foi bastante encurtada devido à interrupção por bandeiras vermelhas na sequência da queda de Piotr Biesiekirski (Ecosantagata Althea Racing Team), com Manzi a conseguir capitalizar em cima do erro de um dos grandes favoritos à vitória, Adrian Huertas (Aruba.it Ducati WorldSSP), que caiu quando estava precisamente na luta pela vitória.

Os restantes lugares do pódio nas Supersport foram ocupados por Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse), que continua a sua série de corridas consecutivas terminadas em posições de pódio esta temporada, enquanto Lucas Mahias (GMT94 Yamaha) alcançou o 3º lugar e, desta forma, regressa ao pódio da categoria, algo que já não acontecia desde a ronda do Estoril em 2020.

Nas mais pequenas Supersport 300, e depois de ter sido penalizado na Corrida 1, Inigo Iglesias Bravo (Fusport-RT Motorsport by SKM-Kawasaki) levou a melhor na Corrida 2.

Atrás de si, e num pelotão de jovens “furiosos” e talentos sempre à procura das melhores posições, a intensa batalha terminou com Julio Garcia Gonzalez (Kove Racing Team) a superar a oposição de Bruno Ieraci (Team ProDina Kawasaki).

Neste caso, temos de destacar que a marca chinesa Kove conseguiu assim estrear-se no pódio do Mundial Supersport 300, terminando desta forma uma ronda muito positiva para a Kove, que já na qualificação tinha conseguido, também por intermédio de Julio Garcia Gonzalez, a primeira “pole position” da sua história no mundial.

Classificações após a ronda da Catalunha do Mundial SBK

Superbike

1 – Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) 87 pontos

2 – Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) 80 pontos

3 – Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) 75 pontos

Supersport

1 – Yari Montella (Barni Spark Racing Team) 76 pontos

2 – Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) 72 pontos

3 – Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate) 65 pontos

Supersport 300

1 – Aldi Satya Mahendra (Team BrCorse) 29 pontos

2 – Iñigo Iglesias Bravo (Fusport-RT Motorsports by SKM-Kawasaki) 28 pontos

3 – Jeffrey Buis (Freudenberg KTM-PALIGO Racing) 25 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!

Ler artigo completo