SBK 2024 Estoril – As reações de Ivo Lopes, Gonçalo Ribeiro e Rafaela Peixoto

2 horas atrás 15

sbk

O motociclismo português, e em particular o dedicado ao mundo da Velocidade, teve esta sexta-feira 11 de outubro um grande momento de orgulho quando um trio de piloto portugueses marcou presença nas sessões de treinos e qualificação das diversas categorias do Mundial SBK no Circuito do Estoril.

Ivo Lopes nas Superbike, Gonçalo Ribeiro nas Supersport e ainda Rafaela Peixoto no Mundial Feminino WCR. Estes são os três portugueses que integram a ‘armada lusa’ na penúltima ronda da temporada do mundial.

Obviamente que as maiores atenções neste fim de semana do Mundial Superbike recaem sobre Ivo Lopes.

O piloto que já tem diversos títulos nacionais (Portugal e Espanha) no seu currículo, e que já está na sua quarta corrida integrado na Petronas MIE Honda Racing, procura aqui um fim de semana de destaque aos comandos da CBR1000RR-R Fireblade.

Com uma pequena queda a assinalar no treino matinal, e depois aproveitando da melhor forma a pista seca da parte da tarde, Ivo Lopes fechou o primeiro dia do Mundial SBK com o 17º tempo entre os pilotos das Superbike presentes no Circuito do Estoril.

Depois deste dia complicado pelas condições climatéricas adversas, Ivo Lopes referiu que “É ótimo estar a competir em casa, mas as condições não foram, obviamente, as ideais, com chuva e vento no TL1. Apesar disso, a sessão não correu muito mal para mim, e fui capaz de ir melhorando gradualmente à chuva. Pareceu ser menos complicado do que foi, por exemplo, em Magny-Cours. Depois, no TL2 correu de forma muito diferente, seco, mas ainda húmido. Fui capaz de puxar e gosto da moto, apesar de ainda existirem obviamente áreas onde podemos melhorar. A segunda sessão correu melhor, mas sei que podemos fazer mais amanhã se continuarmos a trabalhar no duro”.

Quanto a Gonçalo Ribeiro, o piloto inscrito pela Fifty Motorsport, a sua estreia na categoria Supersport do Mundial SBK ficou marcada pelo natural período de aprendizagem perante um conjunto de pilotos que está a terminar a sua temporada, e que estão num nível competitivo muito elevado.

Conseguindo trabalhar para evoluir frente aos melhores, Gonçalo Ribeiro fez questão de referir no final do primeiro dia no Circuito do Estoril que “Estou bastante contente com o meu primeiro dia neste que é o campeonato do mundo. Apesar das condições, o treino livre correu bem. Já na Superpole, um problema na moto impediu-me de fazer um bom tempo com a pista seca. Seguimos confiantes para a corrida de amanhã”.

Por último, a piloto Rafaela Peixoto, literalmente a correr em casa pois é de Sintra, conseguiu também completar com sucesso as suas primeiras sessões no Mundial Feminino WCR.

Para além da estreia no campeonato, está também a ser ‘obrigada’ a descobrir os segredos da Yamaha R7, ela que compete no CNV Moto na categoria Supersport 300 e por isso tem de adicionar esta dificuldade ao seu fim de semana entre as melhores pilotos do Mundo.

Depois de finalizada a qualificação Superpole, a Rafaela Peixoto referiu que “O primeiro dia desta aventura concluído. Os treinos livres foram feitos debaixo de alguma chuva, o que não facilitou a nossa adaptação à mota. Na Superpole o tempo deu tréguas e a pista estava seca, contudo saímos com pneus de chuva e decidimos não perder tempo durante a sessão para trocar porque neste momento preciso do máximo tempo possível em cima da mota para me adaptar o mais possível. Neste momento estamos em P23 a 4 segundos da piloto dianteira. Estou a gostar muito desta experiência e da oportunidade de aprender com as melhores pilotos do mundo. Obrigado à Federação (FMP) mais uma vez pela oportunidade”.

Quer saber quais são os horários completos da ronda do Estoril do Mundial SBK? Então apenas tem de clicar aqui !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!

Ler artigo completo