Seis portugueses e várias caras conhecidas na primeira lista do Golden Boy

3 meses atrás 96

O diário italiano Tuttosport revelou, esta quarta-feira, a lista inicial de 100 nomeados ao prémio de Golden Boy - que elege o melhor jogador sub-21 do ano - e há vários jogadores portugueses e alguns atletas ligados a clubes lusos entre os selecionados.

Ao nível de jogadores portugueses, nesta primeira seleção - que pode sofrer alterações ao longo do tempo -, os presentes são Carlos Borges (93º), do Ajax, Roger Fernandes (84º), do SC Braga, Gustavo Sá (72º), do Famalicão, Mateus Fernandes (65º), do Sporting, e ainda João Neves, do Benfica, o luso mais bem posicionado para vencer o prémio neste momento, em 2º lugar.

De resto, o jovem médio do Benfica é apenas ultrapassado por Lamine Yamal, jovem extremo espanhol do Barcelona, considerado, nesta altura, o favorito a vencer o prémio. O restante top-10 é composto, nesta ordem, por Garnacho (Manchester United), Zaire-Emery (PSG), Leny Yoro (Lille), Sávio (Girona), Mainoo (Manchester United), Pau Cubarsí (Barcelona), Aleksandar Pavlovic (Bayern Munchen) e Rico Lewis (Manchester City).

Além destes nomes, nota ainda para a presença de outros jogadores internacionais com ligação direta ao campeonato e a clubes portugueses, como é o caso do extremo norueguês Andreas Schejelderup (esteve emprestado pelo Benfica ao Nordsjaelland), em 27º.

O ranking será atualizado mensalmente até outubro de 2024, sendo que, mais tarde, a lista começará a ser reduzida, até que se saiba quem é o sucessor de Jude Bellingham, que venceu o prémio relativo a 2023.

Ler artigo completo