Shell: Lucros caem para 28 mil milhões mas dividendos crescem em 2023

7 meses atrás 50

Os lucros da Shell em 2023 foram marcados por margens de lucro mais baixas e na refinação e vendas menos robustas de combustíveis.

A petrolífera Shell revelou esta quinta-feira que atingiu um lucro de 28 mil milhões de dólares em 2023, uma queda de 30% em relação ao resultado atingido no ano anterior.

Os lucros da Shell em 2023 foram marcados por margens de lucro mais baixas  e na refinação e vendas menos pujantes de combustíveis num contexto de atividade económica global menos pujante após terem sido atingidos resultados recorde em 2022.

A distribuição de dividendos aos acionistas da petrolífera britânica atingiram cerca de 23 mil milhões de dólares no ano passado, mais de 10% do valor de mercado da Shell, num momento em que o sector enfrenta uma perspectiva incerta para os combustíveis fósseis.

A Shell encerrou o ano divulgando lucros ajustados do quarto trimestre de 7,3 mil milhões, superando as expectativas dos analistas de que estavam na casa dos seis mil milhões, mas abaixo do recorde de 9,8 mil milhões do ano anterior.

“Ao entrarmos em 2024, continuamos a simplificar a nossa organização com foco na entrega de mais valor com menos emissões”, disse o CEO Wael Sawan.

Ler artigo completo