Sobrinho de Donald Trump lança livro no qual acusa o tio de racismo

2 meses atrás 85

Foto: Evy Mages - AFP

Um sobrinho de Donald Trump lançou um livro no qual relata episódios de racismo do tio na época em que iniciou a sua carreira no mundo imobiliário. Segundo Fred Trump III, o republicano usou a palavra "niggers", termo pejorativo direcionado a pessoas negras, e teve outros comportamentos discriminatórios.

O sobrinho de Trump descreve um momento ocorrido na década de 1970 na casa dos seus avós – ou seja, os pais de Donald Trump – em Nova Iorque. “Era uma tarde normal para mim, pré-adolescente”, escreve Fred no livro, ao qual o Guardian teve acesso.

“O Donald estava furioso. Mesmo furioso”, continua. Segundo o autor, Trump mostrou ao sobrinho o seu Cadillac Eldorado branco descapotável e, na capota, "havia um rasgão gigante, com pelo menos 60 centímetros, e outro corte mais pequeno ao lado".

“Lembro-me de ele dizer enojadamente a palavra niggers. ‘Olha para o que os niggers fizeram’”, conta, esclarecendo que o tio não tinha visto quem danificou o seu carro.

“Ele viu os danos e foi direito ao sítio para o qual a mente das pessoas foge por vezes perante uma afronta: a divisão racial”, acrescenta.
O livro “Tudo na família: Os Trump e como chegámos até aqui”, de Fred Trump III, vai ser publicado na próxima terça-feira nos Estados Unidos.
Fred Trump III é um empresário reconhecido do setor imobiliário de Nova Iorque e, devido à sua experiência enquanto pai, é também ativista pelo apoio aos deficientes intelectuais e de desenvolvimento.

Este não é o primeiro rumor sobre o uso do termo nigger por parte de Donald Trump. Uma antiga concorrente negra do programa The Apprentice, no qual o ex-presidente participou, garante que este utilizou a palavra durante as gravações.

As alegações do sobrinho de Trump chegam numa altura em que a atual vice-presidente, Kamala Harris, avançou para substituir Joe Biden, que desistiu da corrida eleitoral. Harris é a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência e, se vencer, será a primeira mulher negra presidente.

Segundo a editora responsável pelo livro, o sobrinho de Trump foi motivado a escrevê-lo pelas eleições presidenciais de novembro deste ano, esperando que a sua obra possa “moldar a decisão de uma nação”.
Sobrinha de Trump também acusou tio de racismo
Fred III descreve também um episódio da sua infância durante o qual três rapazes negros lhe roubaram a bicicleta. O tio terá exigido que os rapazes fossem “castigados” e detidos.

O livro menciona ainda a altura em que Donald Trump, em 1989, “publicou anúncios de página inteira nos jornais de Nova Iorque”, exigindo a pena de morte para cinco adolescentes negros injustamente detidos pela violação de uma mulher branca.

Já em 2020, a irmã de Fred Trump III, Mary Trump, publicou o livro “Too Much and Never Enough”, no qual lançou acusações semelhantes sobre o tio. “É claramente racista”, declarou na altura, dizendo ter ouvido Donald Trump usar linguagem que “não deveria surpreender ninguém, dado o quão racista ele é hoje em dia”.

Fred e Mary Trump são filhos de Fred Trump Jr, o irmão mais velho de Donald, mas que ainda assim não assumiu os negócios da família. Quando Fred Jr morreu, os seus dois filhos foram deserdados pelos tios e tias.

Ler artigo completo