Sporting concluiu primeira fase das obras no Polo EUL e Varandas promete: «Vamos continuar a investir cada vez mais»

5 meses atrás 49

O Sporting concluiu a primeira fase das obras no Polo EUL, em Lisboa, depois de há dois meses ter anunciado um investimento superior a três milhões naquele espaço, que acolhe as equipas de formação do futebol e do rugby do clube.

O primeiro passo foi dado com a construção de um campo sintético, inaugurado esta terça-feira, com um enchimento de cortiça em vez da habitual borracha. O relvado pode desde já receber treinos e jogos dos verdes e brancos, o que enche Frederico Varandas de "felicidade". "A conclusão da primeira fase deste projecto é um sinal muito forte do investimento na formação. Vamos continuar a investir cada vez mais para darmos condições à nossa formação e para termos melhores miúdos. Queremos distanciar-nos cada vez mais e ser a melhor formação da Europa, esse é o nosso objetivo", sublinhou o presidente do Sporting aos meios de comunicação do clube.

"Vamos iniciar a segunda fase com a construção de bancadas cobertas em todos os campos, um novo edifício administrativo e oito balneários com um departamento médico. É um Polo Universitário praticamente renovado, este investimento é de três milhões de euros e não vamos ficar por aqui. Novos projetos virão", prometeu Varandas, à margem do evento que contou com a presença do diretor-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, do diretor do futebol de formação, Tomaz Morais, e do diretor do Polo EUL, Filipe Vedor, bem como do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, e ainda do presidente do EUL, João Roquette. Eduardo Quaresma e Maísa Correia, respetivamente da equipa principal masculina e feminina, também testemunharam as melhorias. 

"É uma alegria ver ao final da tarde centenas de jovens a praticar desporto. Além disso, com isto conseguimos também reabilitar os campos, algo que nos permite abrir as portas deste espaço aos alunos da universidade e à população em geral de Lisboa que nos queira visitar. Só com parcerias destas, e com clubes como o Sporting, é que tudo isto é possível", sublinhou Luís Ferreira.

Já Eduardo Quaresma, que fez parte da sua formação no Polo EUL, viu em primeira mão a evolução do espaço e acredita que as condições estão, hoje, "diferentes para melhor". "Dá para perceber que tem sido um projeto bem conseguido por toda a estrutura do Sporting. O clube quer proporcionar aos miúdos as melhores condições para evoluírem pois é aqui onde tudo começa e eu comecei. Espero que muitos deles cheguem à Academia e à equipa A. Gostei muito de voltar aqui pois traz-me grandes recordações. As minhas grandes amizades foram feitas aqui e mantenho contato com muitos desses amigos. Tenho memórias engraçadas na rouparia, na piscina e no posto médico, por exemplo", lembrou o central de 22 anos.

As melhorias foram, ainda, elogiadas por Maísa Correia, atacante de 17 anos que não há muito tempo por ali passou. "As condições agora são muito boas. Passei bons anos aqui, aprendi muito e fico feliz por ver que o Sporting continua a dar boas condições às mais novas. Espero que aproveitem e desfrutem para que possam evoluir, pois é aqui que começam a crescer", atirou.

De olhos postos no futuro, as obras continuarão com a construção de mais campos de futebol, a remodelação dos relvados sintéticos já existentes, a construção de bancadas e nove balneários novos, além da remodelação e expansão do edifício administrativo.

Ler artigo completo