Startup de realidade aumentada Kit-AR encaixa 3,3 milhões de euros

6 meses atrás 69

O financiamento foi coliderado pela gestora de ativos 3XP Global e pela sociedade de capital de risco Blue Crow Capital, embora também tenha envolvido capital da Sintef Venture V, da Criteria Venture Tech e da Armilar Venture Partners, através dos fundos NOS 5G e TechTransfer.

A startup portuguesa Kit-AR, que desenvolveu uma plataforma de Realidade Aumentada (RA) para a indústria e melhoria dos processos de produção, anunciou esta segunda-feira que completou uma ronda de investimento no valor de 3,3 milhões de euros para expandir a equipa e acelerar o crescimento do negócio.

O financiamento foi coliderado pela gestora de ativos 3XP Global e pela sociedade de capital de risco Blue Crow Capital, embora também tenha envolvido investimento de follow-on (subsequente) da Sintef Venture V, da Criteria Venture Tech e da Armilar Venture Partners, através dos fundos NOS 5G e TechTransfer.

“Diariamente, as marcas industriais de todo o mundo apercebem-se que reduzir o erro humano não é apenas uma vantagem competitiva estratégica, mas é também essencial para minimizar custos absolutos”, afirma o CEO da Kit-AR, Manuel Oliveira, em comunicado enviado ao Jornal Económico.

Segundo o investidor Miguel Lemos, sócio (partner) da 3xP Global, esta tecnológica está “totalmente alinhada” com os objetivos da sociedade financeira portuguesa, até porque os fundadores têm não só “competências para desbloquear todo o potencial das ferramentas de RA, mas igualmente uma abordagem ao mercado robusta e comprovada”.

A tecnologia patenteada da Kit-AR serve para a digitalização do chão de fábrica na produção industrial. Ou seja, a plataforma digital permite: adicionar, remover e gerir conjuntos de instruções em escala, digitalizar documentos de procedimentos e checklists que se encontram em manuais em papel e atualizar orientações para os trabalhadores.

Na opinião de António de Mello Campello, sócio (partner) da BlueCrow Capital, resolve “desafios comuns de forma inovadora”, porque “a sua abordagem apresenta melhorias tangíveis na eficiência e na clareza dos processos produtivos, demonstrando o impacto real das suas soluções”.

Ler artigo completo