Taça Asiática: Tajiquistão já apurado e China ainda à espera

8 meses atrás 68

Na jornada decisiva relativa ao grupo A da Taça Asiática, o Catar, que já tinha lugar assegurado nos oitavos-de-final, derrotou a China por 1-0, atirando o conjunto chinês para o terceiro lugar. O Tajiquistão também venceu, garantindo uma vaga na fase a eliminar e deixando o Líbano na última colocação.

A equipa catari foi tendo algum controlo do jogo na primeira parte, mesmo com o adversário a ter tido mais remates. Na segunda-parte, Hasan Al Haydos abriu o marcador aos 66 minutos para a equipa anfitriã do torneio, com um enorme volei que só parou no fundo das redes dos Zhōngguó Duì. 

A turma comandada por Tintín Márquez aguentou a vantagem mínima até final e garantiu a terceira vitória em três jogos. É de realçar que a formação onde joga Pedro Ró-Ró acabou o grupo sem sofrer qualquer golo, por outro lado, os dragões chineses não marcaram qualquer golo.

Por seu lado, no outro jogo do grupo, os leões persas até abriram o marcador por intermédio de Mabatshoev no final do primeiro tempo, mas o VAR anulou por fora-de-jogo. Logo após o intervalo, foram mesmo os libaneses a marcar primeiro, com golo de Bassel Jradi. Depois da felicidade, surgiu um contratempo para les cèdres, que viram Kassem El Zein ser expulso com um vermelho direto.

Em superioridade numérica, oTajiquistão cresceu de forma natural e conseguiu o empate aos 80´, quando Parvizdzhon Umarbaev festejou na sequência de um livre direto. No tempo de compensação (90'+2) ,surgiu Nuriddin Khamrokulov (entrou aos 72´) para ser o herói do apuramento tajique, ao marcar o tento final da partida e a consumar a reviravolta (2-1).

— #AsianCup2023 (@afcasiancup) January 22, 2024

Ler artigo completo