União de Leiria-Sporting: 'Ponto de encontro' na Taça de Portugal

7 meses atrás 56

Duas equipas de diferentes divisões vão jogar, quase 12 anos depois do último encontro. É a chamada 'magia da Taça'. O União de Leiria volta a jogar com o Sporting, depois de muitos anos de 'rebuliço' na direção do clube, que chegou a estar 'afundado' no Campeonato de Portugal. Agora, na II Liga, chega aos quartos-de-final da Taça.

O União de Leiria venceu o Pedrógão, Atlético Madrid, Académico de Viseu e Marítimo para chegar até esta fase, com um saldo 23 golos marcados... e um sofrido. Algo impressionante. No entanto, o próximo adversário será, porventura, a equipa em melhor forma em Portugal. 

O Sporting, orientado por Rúben Amorim, está em segundo lugar no principal campeonato luso, com menos um jogo disputado que o líder Benfica. É a equipa com mais golos marcados - 53 - vencendo Tondela, Dumiense e Olivais e Moscavide no caminho até aos quartos-de-final da Taça da Liga.

O jogo disputa-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, a partir das 20h45, num jogo que poderá acompanhar em direto com o Desporto ao Minuto. 

Últimos resultados

União de Leiria: E-V-D-V-D

Sporting: V-D-V-V-V

Últimos onzes

União de Leiria: Fábio Ferreira, Valdir Júnior, Tiago Ferreira, Bura, Marco Baixinho, Pedro Empis, Jordan van der Gaag, Leandro Silva, Djé Tah D'avilla, Lucho Vega, Bryan Róchez.

Sporting: Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres, Francisco Trincão.

Treinadores

Rúben Amorim:

União de Leiria: "Jogam num sistema parecido com o nosso. Gosto muito do treinador, os três centrais são muito bons na bola parada e temos de manter um ritmo alto. Mostrámos tudo o que fazem e temos horas de trabalho jogando contra estes sistema e aí os meus jogadores são melhores, há que ser sincero… Temos de meter uma velocidade cima. Vamos jogar no máximo. Queremos muito estar nas meias-finais, queremos muito ganhar a Taça de Portugal."

Mais tempo de descanso: "Vejo o copo meio vazio. Deixa-me desconfortável. Tivemos dois treinos de cargas muito baixas, domingo treinámos mais forte… Precisavam de ter jogado no sábado. Não precisávamos do descanso porque ainda não entrámos numa sequência louca de jogos. Se tivermos de aumentar a nossa intensidade e voltar ao mesmo ritmo, não há problema."

Vasco Botelho da Costa:

Defrontar o Sporting: "Olhamos para isso com agrado e de certeza absoluta que vamos dar uma boa resposta, com otimismo e ambição de vencer. Somos, salvo erro, se não o melhor, um dos melhores ataques da prova. Fizemos uma prova muito interessante até agora. Na última eliminatória, pela primeira vez, a União de Leiria conseguiu ganhar na Madeira, ao Marítimo. Nunca tinha acontecido na história".

Sistema do Sporting: "É uma falácia dizer que o Ruben Amorim tem aquele 3-4-3 muito trabalhado. Não é nada disso. O Sporting passa mais tempo a defender em 4-4-2 do que em 5-4-1 ou em 3-4-3. Constrói de maneiras diferentes, a quatro, a três, com um à frente ou mais, com mais dois". 

Ausências

União de Leiria: -

Sporting: Morita e Diomande (seleções) e Fresneda (lesão)

Leia Também: É este o Porsche de Viktor Gyokeres, o homem do momento no Sporting

Leia Também: Sporting volta a Leiria, quase 12 anos depois: "Não era fácil ganhar lá"

Ler artigo completo