Vamos mais além. O outro lado da Toyota que ninguém conhece

2 meses atrás 51

Há marcas cuja presença no mercado é tão forte que achamos que sabemos tudo sobre elas. É o caso da Toyota.

Há marcas cuja presença no mercado é tão forte que achamos que sabemos tudo sobre elas. É o caso da Toyota. Uma marca que surge constantemente associada a valores de fiabilidade, confiança e engenharia de ponta.

Para a Toyota «sabe a pouco», é por isso que o mote da marca para 2024 é «vamos mais além».

Não se trata de uma transformação, mas sim de assumir de uma posição com mais de 20 anos. Uma postura que a Toyota Portugal materializou neste vídeo:

Autenticidade por favor

“Não precisamos de mudar, apenas precisamos de mostrar quem realmente somos” afirma Rita Dória, uma das responsáveis pela Toyota em Portugal, reconhecendo que o desafio está em ajustar a comunicação da marca às exigências dos novos consumidores.

Foi por isso que a marca convocou exemplos reais de pessoas reais, com todas as suas dificuldades e superações. Das artes ao mundo da competição:

Sustentabilidade não é moda

A estratégia «vamos mais além» reflete também um esforço para realinhar a perceção pública da Toyota com um conjunto de valores mais amplo, com ênfase na inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.

Para a Toyota o combate às emissões não é uma moda. Fomos a primeira marca a democratizar a eletrificação do automóvel. Fizemo-lo em 1997 por convicção, numa altura em que ninguém apostava nesta tecnologia.

Ricardo Amaral, Diretor de Marketing, Comunicação e Produto

Volvidos mais de 25 anos, a marca japonesa já colocou na estrada mais de 16 milhões de veículos eletrificados.

Toyota C-HR dianteira© Toyota O novo Toyota C-HR é o mais recente modelo da marca. Está disponível com tecnologia híbrida e híbrida plug-in.

“É uma questão de orgulho no nosso legado”, afirma Ricardo Amaral, reconhecendo que o mercado valoriza cada vez mais as marcas que demonstram verdadeiro respeito pelo ambiente e pela inclusão social.

Nesta transição energética não deixamos ninguém para trás. Somos das poucas marcas que continua a oferecer carros em todos os segmentos.

Ricardo Amaral, Diretor de Marketing, Comunicação e Produto

Uma marca um propósito

Em 2024 a Toyota promete continuar a celebrar junto dos seus clientes nos festivais de música, nas pistas do Mundial de Resistência, nos Ralis e no desporto em geral. Nos automóveis, a gama Toyota promete continuar a crescer.

gama toyota akio toyoda

Uma celebração que acompanha a mudança na imagem iniciada em 2020 com a atualização do logotípo. “A remoção do logo lettering “Toyota” representou um desafio único para a marca em termos de notoriedade” admite a marca.

Esta mudança simbolizou uma evolução da marca, que agora quer ser reconhecida não apenas pelo seu nome, mas pelo impacto e pelos valores que representa.

Rita Dória, Direção de Marketing e Experiência de Cliente

Em termos práticos, a Toyota está a posicionar-se não apenas como um fabricante de automóveis tradicional, mas como um agente inovador de mobilidade sustentável e mudança positiva.

O lema «vamos mais além» é um reflexo deste novo propósito, que vai além da produção de veículos para abraçar um futuro mais sustentável. Saiba mais sobre a Toyota.

Somos uma marca feliz, feita de pessoas felizes e clientes satisfeitos. Estamos com o mesmo à vontade na garagem dos portugueses, na competição automóvel ou no palco de um grande festival. Todos os momentos contam e nós queremos estar em todos os momentos.

Rita Dória, Direção de Marketing e Experiência de Cliente
Ler artigo completo