Vasco Vilaça abandona aldeia olímpica: "Neste momento quero é recuperar"

1 mes atrás 57

Jogos Olímpicos

O triatleta conversou com a SIC em Paris, antes de abandonar a aldeia olímpico. Com dois diplomas olímpicos na bagagem, Vasco Vilaça partilhou que já se sente melhor.

O português não regressou esta quarta-feira a Portugal, como estava previsto, juntamente com os colegas Melanie Santos e Ricardo Batista porque, revelou o Comité Olímpico Nacional, estava com sintomas compatíveis com infeção gastrointestinal. Acabou por abandonar hoje a aldeia olímpica, mas antes falou com a SIC.

“Comecei a sentir-me mal na noite de terça-feira”, o dia seguinte à prova no rio Sena, admitiu Vacso Vilaça. Ainda assim, disse, “é difícil perceber o porquê só fazendo testes”

“Claro que há sempre um risco maior de ser [por causa] do rio Sena e houve muita conversa sobre isso,” mas "neste momento quero é recuperar".

A qualidade da água do Rio Sena foi muita falada antes e depois da prova, uma vez que obrigou ao cancelamento dos treinos de ambientação do segmento de natação do triatlo, com a prova masculina a ser adiada um dia.

No regresso a Portugal, Melanie Santos e Ricardo Batista desvalorizaram a polémica com a água do Sena.

“Estamos bem, tanto eu como o Vasco, acho que não há razão para tanto alarido. Fizemos uma grande estafeta, fizemos uma prova incrível, trouxemos três diplomas para Porutgal para o triatlo, acho que é nisto que temos de nos focar”, disse Melanie Santos. E Ricardo Batista completou: "Já nadámos em águas bem piores”.

Outras infeções no rio Sena

A qualidade da água no rio Sena, em Paris, tem sido, talvez, o maior entrave à realização sem sobressaltos dos Jogos Olímpicos. A triatleta Claire Michel está internada após ter participado numa prova no Sena. Inicialmente suspeitou-se da bactéria E.coli, mas não será esse o diagnóstico.

Ainda assim, com a hospitalização, a Bélgica desistiu da estafeta mista de triatlo.

De acordo com a imprensa belga, a atleta ficou doente depois de nadar no Sena na prova individual de triatlo feminino (38.º lugar).

Recorde-se que quer treinos, quer provas de triatlo dos Jogos Olímpicos foram cancelados por várias vezes devido à poluição no rio Sena. Os “níveis de qualidade da água" não ofereciam “garantias suficientes”.

A organização chegou mesmo a pensar passar a prova de triatlo para duatlo, alterando o conceito da modalidade. Ou seja, decorria apenas com ciclismo e corrida, anulando a natação, mas a 31 de julho, houve “luz verde” para a realização de provas no rio Sena, após novos testes à qualidade da água, dia da prova individual de Claire Michel.

Outra triatleta belga, Jolien Vermeylen, após a prova individual de triatlo, criticou a qualidade da água, dizendo que “viu e cheirou coisas que preferia não pensar”.

O Governo francês e as autoridades locais investiram 1,4 mil milhões de euros para tornar o Sena e o principal afluente o Marne, aptos para a realização das provas.

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes:

Ler artigo completo