Em sentido inverso registou-se um aumento mensal de 1,6 pontos percentuais (p.p.) face a novembro. O comércio, manutenção e reparação, de veículos automóveis e motociclos teve um crescimento de 3,5 (p.p.) face ao mês anterior, para uma taxa de variação de 12% em dezembro.
O volume de negócios no comércio registou uma ligeira descida homóloga de 0,1% em dezembro, tendo verificado um aumento mensal de 1,6 pontos percentuais (p.p.) face a novembro, de acordo com os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, 30 de janeiro.
As vendas no comércio a retalho aumentaram 1,0% (1,1% em novembro) e no comércio por grosso reduziram-se 4,2% (-6,4% no mês anterior). No último trimestre de 2023, as vendas no comércio diminuíram 1,1% face ao mesmo período de 2022 (variação idêntica no trimestre anterior).
O comércio, manutenção e reparação, de veículos automóveis e motociclos teve um crescimento de 3,5 (p.p.) face ao mês anterior, para uma taxa de variação de 12% em dezembro.
Já o comércio por grosso exceto de veículos automóveis e motociclos diminuiu 4,2%, apos uma redução de 6,4% no mês anterior, enquanto o comércio a retalho, exceto de veículos automóveis e motociclos abrandou 0,1 p.p., para um crescimento de 1,0%.
Os produtos alimentares desaceleraram 2,5(p.p.), para uma variação homóloga nula, enquanto os produtos não Alimentares aumentaram 1,6% (variação de 0,2% em novembro).
Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas apresentaram variações homólogas de 2,2%, 7,0% e -0,1% em dezembro, respetivamente (2,3%, 9,4% e 0,5% no mês anterior).