VOLEIBOL | Novo ano, nova prestação na Silver League

4 meses atrás 470

A época de seleções está novamente em andamento e esta sexta-feira há também jogo luso no voleibol feminino. Além da seleção masculina, também a seleção feminina entra em ação, mais logo, na Silver League. 

A equipa comandada por Hugo Silva procura a conquista da competição para, pela primeira vez, chegar à Golden League. Porém, antes de chegar a essa fase decisiva, há vários jogos na agenda e muitos quilómetros a percorrer. Para já, a caminhada começa no norte da Europa, na Finlândia. 

Com dois jogos em solo nórdico, a seleção feminina começa, tal como a congénere masculina, com um confronto com o Luxemburgo. O duelo será às 14h30 desta sexta-feita e vai ter lugar na cidade de Tampere, cidade localizada a duas horas da capital Helsínquia. Depois, no sábado, haverá novo duelo, mas com as anfitriãs. Já lá vamos...

No que respeita ao primeiro embate, com o Luxemburgo, Portugal parte numa posição óbvia de favoritismo. Enquanto a equipa das Quinas ocupa o 22º posto do ranking CEV, a seleção do Luxemburgo surge14 lugares abaixo, no 36º posto. 

Os últimos confrontos entre as duas equipas foram há sensivelmente dois anos, na mesma competição. Portugal saiu vitorioso nos dois embates. 

No dia seguinte, sábado às 13 horas, a missão é ligeiramente mais exigente. Atualmente no 27º, a seleção anfitriã vai usufruir do fator casa e certamente criar mais dificuldades a Portugal. Ainda que, na teoria, o favoritismo esteja do lado luso, já é esperado que seja um embate mais equilibrado.

«Vamos lutar pelo primeiro lugar»

Neste sentido, mas também tendo em conta a fase de transição que a seleção feminina se encontra, com a chamada de várias jovens jogadoras, Hugo Silva evitou colocar muita pressão na equipa nacional e destacou a evolução esperada a longo prazo. 

«O grande desafio, a partir de agora, será consolidar de vez uma equipa jovem, capaz de num espaço temporal alargado dar-nos garantias de lutar por todas as provas inseridas e subir rapidamente para competições que valorizem e projetem estas atletas. Com a entrada desta juventude, com a paciência inerente à mesma e, como é óbvio, com o contributo de todos os intervenientes, podemos acreditar que estão criadas condições para uma onda de entusiasmo à volta do feminino, impulsionando assim a energia necessária para o sucesso», começou por dizer, aos canais da Federação Portuguesa de voleibol, antes de falar nos adversários.

«Relativamente aos adversários, confesso que não é o prioritário, pois estamos focados na nossa equipa. Contudo, devemos lembrar que vamos jogar com um difícil e bem conhecido adversário que é Montenegro, contra o qual foram sempre jogos muito equilibrados e difíceis. Como sempre, vamos lutar pelo primeiro lugar em tudo que estamos inseridos, mas com a paciência que esta juventude precisa para crescer», finalizou. 

Recorde-se que, além de Luxemburgo e Finlândia, Portugal tem na agenda encontros com Islândia (24/05) e Montenegro (26/05). Além destes, estariam ainda previstos jogos com Montenegro e Bósnia, mas, devido à desistência bósnia, nenhum dos jogos se vai realizar. Enquanto o primeiro foi anulado, o segundo foi atribuído como vitória à equipa lusa. 

[J=Jogos, M=Minutos, GM=Golos Marcados, A=Amarelos, AA=Duplos Amarelos, V=Vermelhos]

Ler artigo completo