Volta o verdugo de Alvalade

6 meses atrás 56

Disputados 20 jogos em Alvalade esta temporada, o Sporting ostenta um impressionante registo de 18 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Tal como o sorteio UEFA ditou, a Atalanta, responsável por essa única derrota caseira do leão em 2023/24, volta a Lisboa para disputar os oitavos de final da Liga Europa.

Foi há precisamente cinco meses, esse dia fatídico que roubou a invencibilidade da equipa de Rúben Amorim na temporada. Um 1-2, dividido entre uma primeira parte absolutamente demolidora dos italianos, que expuseram as debilidades leoninas como nenhuma outra equipa esta época, e uma segunda parte em que o Sporting mostrou uma melhor face.

Esse duelo, aliado ao 1-1 da segunda volta, seria decisivo para que o Sporting terminasse atrás da Atalanta no Grupo D desta competição. Foi por isso que a Deusa saltou diretamente para estes oitavos, enquanto a equipa lusa foi forçada a acrescentar um play-off contra o Young Boys a um calendário já forrado de compromissos. Passou, mas só depois de registar, contra os suíços, o outro jogo caseiro que não deu em vitória (1-1).

Marcus Edwards fez o empate em Bérgamo @Getty /

O tema principal até podia ser um ajuste de contas, mas o tal aperto de calendário trouxe com ele uma onda de lesões que em pouco favorecem a equipa verde e branca. Não são muitas as baixas - apenas três -, mas a sua importância é incontornável. Falamos de António Adán, Gonçalo Inácio e, a baixa mais recente, Pedro Gonçalves.

Assim, Amorim tentará gerir ao máximo, apoiando-se no regresso de baixas anteriores (Paulinho, Trincão e St. Juste estão disponíveis) e sabendo que entre a primeira e a segunda mão há uma difícil deslocação a Arouca. Desta vez, a oferta de 45 minutos de avanço pode significar o fim da campanha europeia do Sporting...

Reencontro em Alvalade, cinco meses depois @Kapta+

Má forma divide o favoritismo

A Atalanta não conta com tantas dores de calendário (vale essa passagem direta aos oitavos...) nem com um extenso boletim clínico (Palomino, defesa central suplente, é a única baixa), mas por esta altura fica aquém do Sporting no que toca aos resultados recentes...

São já três jogos consecutivos sem vencer, depois de um 1-1 com o Milan, 4-0 frente ao Inter e um 1-2 na receção ao Bologna. O nível de dificuldade era elevado, mas não baixará tão cedo, já que o fim de semana trará um confronto com a Juventus. É como Gasperini diz: «Teria preferido não ter encontrado o Sporting nesta eliminatória».

Lookman, Koopmeiners, De Ketelaere, Scalvini e De Roon vão atrás de uma nova vitória em Alvalade, onde só La Dea prevaleceu, mas também a formação italiana, que tanto se apoia no físico dos seus atletas para a pressão e para os vários duelos que provoca, pode ser afetada pelos últimos jogos esta quarta-feira. O reencontro promete!

Ler artigo completo