Votação final dos emigrantes só deverá ser conhecida na sexta-feira

6 meses atrás 70

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Fernando Anastácio, adiantou, esta terça-feira, que o resultado da votação dos emigrantes portugueses nas eleições legislativas de 10 de março só deverá ser conhecido na sexta-feira. A primeira previsão apontava para quarta-feira.

"Ontem chegaram cerca de mais de mil votos e hoje, da parte da manhã, já chegaram mais cerca de 10 mil. Ainda haverá uma entrega à tarde e teremos amanhã, pelo menos, mais duas entregas", explicou o responsável à CNN Portugal, a partir do Centro de Congressos de Lisboa, onde decorre a operação de contagem.

"Na melhor das hipóteses andará por volta dos 350 mil votos e, não havendo recursos, teremos os resultados finais no dia 22, sem prejuízo de que no dia 20 à noite já se terá uma noção ainda em sede de resultados provisórios", acrescentou.

De acordo com os dados mais recentes da Administração Eleitoral, até sexta-feira, 15 de março, tinham sido recebidas 299.322 cartas com votos de eleitores residentes no estrangeiro, a maioria provenientes da Europa (230.731, ou 77%), seguida da América (57.345, 19%), da Ásia e Oceânia (9.396, 3%) e de África (1.850, 1%).

O número de cartas recebidas representa 19,42% dos 1.541.464 eleitores dos dois círculos - Europa e Fora da Europa - que optaram por votar via postal, votação superior em quase cinco pontos percentuais aos 14,49% de votos recebidos no mesmo período nas eleições legislativas de janeiro de 2022.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a ouvir os partidos com assento parlamentar logo após as eleições legislativas, sendo o Partido Social Democrata (PSD) o último a ser ouvido, na quarta-feira.

O artigo 187.ª da Constituição da República Portuguesa estabelece que "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".

Leia Também: Já foram contados 150 mil votos dos emigrantes, mas muitos são nulos

Ler artigo completo