Wall Street fecha em queda após um Powell ‘hawkish’ e cauteloso no corte das taxas

7 meses atrás 62

Nesta sessão, os investidores descontaram as declarações do presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, que insistiu este fim de semana que haverá menos cortes nas taxas do que aquilo que o mercado desconta.

Wall Street fechou com perdas esta segunda-feira com o Dow Jones a cair 0,71% para 38380,12 pontos; o S&P500 a recuar 0,32% para 4.942,8 pontos e o Nasdaq a perder 0,20% para 15.597,7 pontos. Isto após os ganhos de sexta-feira, que levaram o S&P 500 a estabelecer novos máximos históricos, graças ao impulso do Meta e Amazon.

Nesta sessão, os investidores descontaram as declarações do presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, que insistiu este fim de semana que haverá menos cortes nas taxas do que aquilo que o mercado desconta.

O presidente do Fed, Jerome Powell, acalmou as expectativas dos investidores quanto a um primeiro corte nas taxas em março, insistindo que permanecerá prudente na tomada de decisões de política monetária. Da mesma forma, o banqueiro central alertou que é provável que haja menos cortes do que os actualmente previstos pelo mercado.

A força dos números do emprego da semana passada realça que a perspectiva de uma recessão nos EUA parece mais distante.

“Com uma economia tão forte, sentimos que podemos abordar cuidadosamente a questão de quando começar a reduzir as taxas de juro”, disse Powell no domingo numa entrevista à CBS, na qual reiterou que no banco central apenas “queremos ver mais evidências que a inflação está a cair de forma sustentável para 2%”, pois acredita a Fed, o trabalho “ainda não está concluído”.

Nos próximos dias serão conhecidos os dados semanais do desemprego, uma referência importante tendo em conta a força do mercado de trabalho.

A nível empresarial, a época de lucros continua a avançar e neste dia os investidores tomaram conhecimento das contas do McDonald’s, que aumentou o seu lucro em 37,1% ao longo de 2023. As ações da empresa caíram 3,73%.

A Estée Lauder também apresentou as suas contas trimestrais, que continuaram a ser recebidas com otimismo pelo mercado, já que as ações da empresa subiram 12,04% na sessão depois de superar as estimativas com os seus números.

No lado negativo, a Tesla caiu 3,65%.

Noutro mercado o crude West Texas subiu 0,75% para 72,83 dólares, quando o Brent avançou 0,93% para 78,06 dólares.

O euro recua 0,44% para 1,0741 dólares.

Ler artigo completo