Web Summit Qatar terá mais de dez startups portuguesas

6 meses atrás 73

Viajarão para Doha, com a Startup Portugal e Unicorn Factory Lisboa, os empreendedores por detrás da Brainr, Bamble, X-Plora, Team Sportz, Bhout, Finvex, Sabbatical, Xpat, Enline, The Carbon Games, Muro.art, Supadupa e Uptiq.

São 13 as startups portuguesas que marcarão presença na primeira edição da Web Summit Qatar, em Doha, nos próximos dias 26 a 29 de fevereiro. O grupo de empreendedores que viajará para o Médio Oriente é composto por Brainr, Bamble, X-Plora, Team Sportz, Bhout, Finvex, Sabbatical, Xpat, Enline, The Carbon Games, Muro.art, Supadupa e Uptiq.

Os representantes destas startups irão para o Centro de Exposições e Convenções de Doha em grupos diferentes: as oito primeiras com a Startup Portugal (no âmbito do programa Business Abroad) e as restantes cinco com a Fábrica dos Unicórnios de Lisboa (Unicorn Factory Lisboa). No conjunto, esta delegação portuguesa levantou mais de 17 milhões de euros em investimento.

“Em menos de uma década, as 13 startups portuguesas, que estarão presentes com a Startup Portugal e com a Lisboa Unicorn Capital, operam já a um nível internacional, desde a Indonésia aos Emirados Árabes Unidos, tendo operações em mais de 14 países. Com um montante superior a 17 milhões de euros captados em investimentos, estas empresas procuram catalisar o crescimento e a inovação no cenário global”, detalha a Startup Portugal.

O responsável de Projetos e Operações da Startup Portugal, Pedro Sacramento, crê que a participação, pela primeira vez, na Web Summit Qatar “é uma oportunidade única para as startups portuguesas mostrarem o seu valor não só para o mercado do Médio Oriente, mas também para estabelecerem contactos com potenciais clientes, investidores e parceiros numa das conferências que reúne alguns dos players mais relevantes da indústria tecnológica no mundo”.

A empresa de fitness e tecnologia que criou um saco de boxe inteligente e angariou o maior investimento seed em Portugal, no valor de 10 milhões de euros, é uma das que está na lista. O cofundador e CEO da Bhout considera ainda “2024 é o ano de escalar e internacionalizar”. “Estamos focados em marcar presença em mercados estratégicos e o do Médio Oriente é, sem dúvida, um deles”, garante Mauro Frota, em comunicado divulgado esta quinta-feira.  O plano é levar o saco de boxe (Bhout Bag) e os clubes desportivos que também detém a outras geografias.

“Participar na Web Summit Qatar é uma oportunidade extraordinária para a Unicorn Factory Lisboa colocar em destaque algumas das startups e scale-ups da capital. Além de apresentarem as suas inovações e soluções para um público global, as startups terão acesso privilegiado a mentorias, workshops e sessões de networking exclusivas, que podem impulsionar o seu crescimento e desenvolvimento”, referiu o diretor da Startup Lisboa e da Fábrica dos Unicórnios, Gil Azevedo.

Ler artigo completo