Zagallo, responsável pela conquista de quatro Mundiais, falece aos 92 anos

8 meses atrás 76

Mário Zagallo, mítico jogador e treinador do futebol brasileiro, faleceu na passada sexta-feira, com 92 anos. O anúncio foi feito nas redes sociais do ex-futebolista.

Enquanto futebolista, o avançado conquistou dois Campeonatos do Mundos - 1958 e 1962-, contando, ainda, com triunfos na competição como técnico principal e treinador adjunto, em 1970 e 1994, respetivamente. O professor teve, assim, um grande impacto na história futebolística da amarelinha.

Voltou aos trabalhos como selecionador em 1998, acabando por chegar a mais uma final da maior prova a nível de nações. No entanto, os canarinhos, de Ronaldo Nazário, acabaram por perder o derradeiro encontro diante da França (0-3), no Stade de France.

Para além do seu país, o lendário treinador comandou, ainda, o Botafogo, o Fluminense, o Flamengo, o Vasco e o Bangu, bem como as seleções do Koweit, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Como atleta, foi mesmo o Mengão e o Fogão as paragens escolhidas para escrever a sua história, vencendo cinco campeonatos Carioca e dois torneios Rio-São Paulo. A maestria do Velho Lobo foi imortalizada no estádio Nilton Santos, com uma estátua que faz jus a tudo o que representa no clube e em Terras de Sua Majestade.

O Flamengo, bem como outros emblemas do Brasil, deixaram uma nota de pesar sobre a partida do revolucionário, relembrando toda a sua preponderância nos feitos mais relevantes do país.

"Zagallo eterno" tem 13 letras.

Nos deixou um herói que moldou a história do futebol brasileiro. Mario Jorge Lobo Zagallo entra para a eternidade como um revolucionário, um pilar histórico do esporte.

Zagallo vestiu o Manto Sagrado em 205 partidas. Fez parte do timaço que… pic.twitter.com/9geqzrJqNF

— Flamengo (@Flamengo) January 6, 2024

Brasil

Mário Zagallo

NomeMário Jorge Lobo Zagallo

Nascimento1931-08-09

Nacionalidade

Brasil

Brasil

PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Médio (Médio Ofensivo)

Mário Zagallo abraça-se a Pelé no festejo de mais um golo do Brasil

O primeiro Campeonato do Mundo do Brasil

Ler artigo completo