56% dos cidadãos da UE têm competências digitais básicas

5 meses atrás 40

Informação consta de um boletim do Eurostat sobre economia digital, que analisa a utilização das TIC em 2023 pelos agregados familiares e cidadãos. O objetivo para 2030 é que 80% dos cidadãos da UE com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos alcance esse patamar.

Mais de metade da população da União Europeia (UE) possui, pelo menos, competências digitais gerais básicas, de acordo com o Eurostat.

Os dados constam de um boletim divulgado hoje sobre economia digital e que analisa a utilização das TIC em 2023 pelos agregados familiares e cidadãos com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos.

Países Baixos (83%), Finlândia (82%) e Dinamarca (70%) lideram a lista, enquanto a Roménia (28%), Bulgária (36%) e Polónia (44%) registam as percentagens mais baixas.

“O indicador de competências digitais é um dos principais indicadores de desempenho no contexto da Década Digital, que define a visão da UE para a transformação digital”, é referido no boletim do Eurostat.

O objetivo para 2030 é que 80% dos cidadãos da UE com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos possuam, pelo menos, competências digitais básicas, sublinha a organização de estatísticas europeia.

O programa político para a Década Digital, que define as ambições digitais para a próxima década através de um conjunto de metas claras e concretas, tem como principais objetivos conseguir uma população com competências digitais e profissionais digitais altamente qualificados, infraestruturas digitais seguras e sustentáveis, apostar na transformação digital das empresas e na digitalização dos serviços públicos. 

De acordo com o Eurostat, as competências digitais gerais abrangem competências de literacia de informação e dados, competências de comunicação e colaboração, competências de criação de conteúdos digitais, competências de segurança e competências de resolução de problemas. Para se ser considerado detentor de competências digitais gerais básicas, os cidadãos devem saber fazer, pelo menos, uma atividade relacionada com cada área.

Ler artigo completo