Abstenção. Eis os concelhos onde mais (e menos) se votou nas Legislativas

6 meses atrás 90

A taxa de abstenção nas eleições legislativas de domingo, 10 de março, situou-se nos 33,77%, a mais baixa desde 1999, quando ficou nos 38,91%.

Uma descida que inverteu a tendência das últimas décadas, em que os portugueses tinham vindo a abster-se cada vez mais desde as eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975.

Esta quinta-feira, a Pordata revelou os concelhos onde se registaram as taxas de abstenção mais baixas do país, nas legislativas deste domingo, assim como onde menos portugueses se deslocaram às urnas para votar.

Os cinco municípios com menor abstenção são assim o Sardoal, em Santarém (24,3%), a Vila do Corvo, nos Açores (25,1%), Arruda dos Vinhos, em Lisboa (25,3%), Maia, no Porto (25,5%) e Guimarães (25,6%).

Já os concelhos com maior abstenção são a cidade da Ribeira Grande (61,5%) e Vila Franca do Campo (59,4%), ambas na ilha de São Miguel, nos Açores, Melgaço, em Viana do Castelo (59,4%), Lagoa, também em São Miguel (57,4%) e a Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, também nos Açores.

Estes foram os cinco concelhos que registaram as taxas de abstenção mais baixas do país, nas legislativas deste domingo. Saiba onde houve maior e menor percentagem de eleitores que não foram às urnas nestas legislativas, aqui:

— Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) (@ffms_pordata) March 14, 2024

Leia Também: Eleições? Abstenção alcança valor mais baixo desde 1999

Ler artigo completo