Ações da SAP sobem mais de 5% com aumento dos lucros e ‘outlook’

2 horas atrás 22

A tecnológica alemã teve um lucro líquido de 1,4 mil milhões de euros no terceiro trimestre, mas o que mais impressionou os investidores foram as três revisões em alta das perspetivas de resultados para o ano: mais receitas de cloud e software, lucro operacional e fluxo de caixa livre.

A tecnológica alemã SAP reportou esta terça-feira um lucro líquido de 1,4 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2024, o que representa um crescimento de 6% em relação aos mesmos três meses do ano passado. A empresa especializada em software de gestão anunciou ainda a revisão em alta do outlook, que a está a fazer valorizar em bolsa.

A SAP fez três atualizações de perspetivas (outlook) de resultados para o ano: para as receitas de cloud e software, para o lucro operacional – espera agora lucrar entre 7,8 e oito mil milhões de euros em 2024 – e para o fluxo de caixa livre (free cash flow). Na bolsa de Frankfurt, as ações da SAP estão a subir 5,12% para 221,55 euros.

A multinacional com sede em Walldorf também teve uma subida homóloga nas receitas, na ordem dos 9%, para os 8,5 mil milhões de euros. Porém, só o volume de negócios relacionado com a cloud cresceu 25%. Aliá, a atual carteira de encomendas da SAP para projetos na ‘nuvem’ também aumentou 25% para 15,4 mil milhões de euros.

“O terceiro trimestre foi mais um forte para a SAP e estamos a aumentar, com confiança, as nossas perspetivas financeiras para 2024. O crescimento da receita da cloud evoluiu notavelmente bem no trimestre, especialmente para o nosso Cloud ERP Suite. Ainda mais importante: estamos a fazer grandes progressos em Inteligência Artificial [IA] Empresarial com inovações revolucionárias, como o SAP Knowledge Graph. Uma parte significativa dos nossos negócios de cloud no terceiro trimestre incluiu casos de utilização de IA”, afirmou o CEO da SAP, Christian Klein, na mensagem publicada com o relatório financeiro.

Segundo o diretor financeiro, o programa de transformação de 2024 “já começou a produzir melhorias de eficiência”. “Isto permitiu-nos entregar um forte lucro operacional e um free cash flow e, simultaneamente, mantivemos o nosso dinamismo de faturação. Estamos agora concentrados em levar este impulso até ao quarto trimestre para salvaguardar a concretização da nossa ambição para 2025 num ambiente altamente volátil”, disse Dominik Asam.

Ler artigo completo