A Ford não tem mostrado recuos na sua estratégia de eletrificação até ao ano 2030, pelo menos, até agora. Ao que parece «nem tudo são rosas».
A transição energética para um novo mundo 100% eletrificado é uma «missão» quase impossível para uma grande maioria de construtores. Principalmente para aqueles, como a Ford, que contam com uma ampla gama de modelos e uma forte presença em diversos mercados.
Por causa disso, a marca da oval azul anunciou recentemente que está a «ajustar» o seu plano de negócios. E afinal, a sua gama em 2030 poderá já não ser 100% elétrica, como previsto inicialmente. A razão? A desaceleração das vendas de automóveis elétricos.
Em 2021, a Ford tinha anunciado que, a partir de 2030, toda a sua gama de veículos de passageiros no mercado europeu seria exclusivamente elétrica. No entanto, de acordo com Martin Sander, diretor geral da Ford Europa, os veículos com motor de combustão poderão continuar a ser vendidos, mesmo depois de 2030.
“Se virmos uma forte procura, por exemplo, por veículos equipados com sistemas híbridos plug-in, vamos continuar a comercializá-los.”
Martin Sander, diretor geral da Ford EuropaDe acordo com as informações divulgadas pela marca, a procura por automóveis 100% elétricos (BEV) está mais fraca do que o inicialmente previsto. E por esse motivo, a Ford — assim como muitas outras marcas — não está a conseguir atingir os objetivos ambicionados.
Revolução na gama
De acordo com o diretor-geral da Ford Europa, o caminho para a eletrificação é claro e a prova disso está em decisões como o investimento de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros) na conversão da sua fábrica de Colónia, na Alemanha.
É nesta linha de produção que serão construídos os modelos baseados na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Entre eles, o novo Ford Explorer, que deverá começar a ser produzido em junho deste ano.
O Ford Fiesta deixou de ser produzido em 2023Apesar de manter «as suas opções em aberto» a Ford continua a encerrar a produção de alguns dos modelos mais conhecidos, equipados apenas com motores de combustão. Depois de nos termos despedido do Fiesta, por exemplo, a Ford anunciou agora o fim da produção do Focus para 2025.
Porém, ainda antes do final deste ano, a Ford vai revelar o Puma Gen-e, a versão 100% elétrica daquele que continua a ser o seu SUV compacto mais vendido.
Fonte: Automotive News Europe